Com planejamento, é possível organizar a sucessão patrimonial de forma mais simples e econômica, garantindo uma transição tranquila e protegendo os entes queridos. Conheça quatro estratégias para facilitar a sucessão patrimonial:
Uma das ferramentas mais acessíveis para quem quer organizar a herança em vida é a previdência privada. Além de não passar por inventário, os valores investidos geralmente não sofrem cobrança de ITCMD.
Outra alternativa eficaz para garantir recursos imediatos aos herdeiros. Ao contratar um seguro de vida para toda a vida, o segurado tem a tranquilidade de deixar um valor garantido.
Embora tenha caído em desuso, o testamento continua sendo um instrumento poderoso para organizar a sucessão. Por meio dele, é possível destinar até 50% do patrimônio livremente, além de determinar usos específicos de bens.
Bastante usada por quem quer antecipar a sucessão sem abrir mão dos benefícios, a doação permite transferir a propriedade de um bem, como um imóvel ou ações, mantendo o direito de uso.
O Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), deve passar por mudanças significativas a partir do próximo ano. Confira mais na matéria do E-Investidor.