Seu plano de saúde vai subir? Veja o novo teto de reajuste definido pela ANS

Quem é a ANS?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão responsável por regular, normatizar, controlar e fiscalizar o setor de planos de saúde no Brasil.

Qual a responsabilidade da ANS?

Criada em 2000 e vinculada ao Ministério da Saúde, a ANS tem como principal missão garantir a qualidade dos serviços oferecidos por planos médicos, proteger os direitos dos consumidores e promover o equilíbrio entre os interesses dos usuários e das empresas do plano.

Qual o novo reajuste?

De acordo com a Agência Brasil, desde a última segunda-feira (23), a ANS estabeleceu que o reajuste máximo permitido para planos de saúde individuais e familiares será de 6,06% no período de maio de 2025 a abril de 2026.

Leia mais

Como o valor foi definido pela ANS?

Segundo a ANS, o percentual foi definido com base na mesma metodologia adotada desde 2019, que considera a variação das despesas assistenciais, ajustada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), descontando o sub item “plano de saúde”.

Quando o reajuste pode ser aplicado?

A aplicação do reajuste poderá ocorrer no mês de aniversário do contrato, ou seja, na data de contratação do plano. No caso de contratos que fazem aniversário em maio e junho, a cobrança pode começar a partir de julho ou, no máximo, em agosto, com possibilidade de cobrança retroativa ao mês de aniversário.

Ainda conforme a ANS, para contratos com aniversários a partir de julho, as operadoras também têm até dois meses após o aniversário para iniciar a cobrança, podendo retroagir até a data da renovação do contrato.

Leia mais