Por que gigantes como Amazon e Uber estão apostando em stablecoins?

O que são stablecoins?

Stablecoins são um tipo de criptomoeda projetada para manter um valor estável, geralmente atrelado a ativos tradicionais como o dólar americano, o euro ou até ouro. Na prática, uma stablecoin funciona como um “dólar digital”.

Gigantes estão apostando em stablecoins

Empresas de tecnologia como Amazon (AMZO34), Uber (U1BE34), Apple (AAPL34) e Meta estão apostando em stablecoins, criptomoedas lastreadas em ativos como o dólar, para modernizar suas operações financeiras globais.

Qual a motivação da aposta em stablecoins

Segundo reportagem da Fortune, uma das principais motivações das big techs é reduzir os custos com transações internacionais e otimizar a gestão global de tesouraria.

O que diz especialista?

“As stablecoins podem melhorar drasticamente a eficiência do capital”, afirmou Nick van Eck, CEO da startup Agora, em entrevista à Fortune. “Agora é possível mover US$ 100 milhões de um país para outro em um segundo, em vez de esperar dias.”, concluiu Eck.

Leia mais

Outras associações ao stablecoins

A Stripe, gigante de pagamentos on-line, já adquiriu a Bridge — startup de stablecoins — por US$ 1,1 bilhão. A PayPal lançou sua própria stablecoin. Mastercard, Robinhood, Amazon e outras também estão se envolvendo em projetos que a exploram.

Preocupações com a stablecoins

Apesar do entusiasmo corporativo, analistas ouvidos pela Fortune são mais cautelosos em relação à adoção massiva por parte dos consumidores.

Onde a stablecoins pode ser uma boa ideia?

A aposta maior, por enquanto, parece estar em países com moedas instáveis como Argentina e Nigéria, onde as stablecoins oferecem proteção contra a inflação e maior agilidade em transações internacionais.

Leia mais