Investir em ações boas pagadoras de dividendos ou em fundos imobiliários é o caminho mais tradicional para quem busca viver de renda passiva.
No entanto, uma estratégia baseada na venda programada de parte do patrimônio também pode garantir um rendimento mensal, mesmo sem o pagamento de proventos.
A proposta, segundo o consultor financeiro independente e analista CNPI Geraldo Búrigo, consiste na construção de uma carteira diversificada com quatro ETFs e resgates anuais na ordem de 5%.
A lógica por trás do método é considerar todas as fontes de retorno como valorização das cotas, juros e ganho de capital e não apenas os dividendos.
Apesar dos resultados positivos na simulação, o método não é livre de riscos. Felipe Paletta, estrategista da EQI Research, ressalta ao E-Investidor, que a estratégia é mais adequada para perfis arrojados.
O perfil de investidor é uma classificação que determina o nível de risco que você está disposto a assumir e o tipo de investimento que melhor se enquadra aos seus objetivos. Descubra o seu na perfil na matéria do E-Investidor.