Radar da Imprensa

Como saber qual o meu perfil de investidor?

Existem três perfis: conservador, moderado e experiente

Como saber qual o meu perfil de investidor?
Perfil de investidor. Foto: Adobe Stock

Realizar investimentos de uma maneira consciente é essencial para alcançar seus objetivos financeiros. Porém, a variedade de opções de investimentos disponíveis pode tornar essa tarefa um tanto desafiadora, especialmente para os iniciantes. E para facilitar esse processo, é fundamental entender qual é o seu perfil de investidor.

O perfil de investidor é uma classificação que determina o nível de risco que você está disposto a assumir e o tipo de investimento que melhor se enquadra aos seus objetivos.

Segundo o E-book do E-Investidor, em parceria com a equipe da Ágora Investimentos, existem três perfis: conservador, moderado e experiente.

Conheça cada um dos perfis

  • Perfil conservador

Uma pessoa com perfil conservador valoriza a segurança do seu dinheiro. Esse tipo de investidor prefere evitar riscos e busca por algo previsível no momento de investir.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Por isso, os conservadores tendem a concentrar seus investimentos em títulos de renda fixa, como: Tesouro Direto, CDBs e LCIs. Investimentos conhecidos pela menor oscilação e plea garantia de uma rentabilidade mais estável ao longo do tempo.

  • Perfil moderado

Já o investidor moderado equilibra a busca por segurança e a disposição para assumir alguns riscos. Sendo assim, ele está disposto a variar a sua carteira de investimento, tanto com ativos de renda fixa quanto o de renda variável (ações e fundos multimercados).

Esse perfil busca um retorno acima da média do mercado, mas com uma abordagem mais cautelosa. A ideia é alcançar uma rentabilidade final superior, aceitando uma certa dose de risco, mas sempre com garantias a médio e longo prazos.

  • Perfil experiente (ou arrojado/agressivo)

O investidor experiente, também chamado de agressivo ou arrojado, tem foco em grandes retornos financeiros. Esse perfil está preparado para enfrentar altas variáveis e acredita que assumir riscos elevados pode resultar em ganhos significativos.

A carteira desse investidor costuma ser majoritariamente composta por ações, fundos de investimento e outros produtos que oferecem a possibilidade de grandes rentabilidades. O objetivo principal é a multiplicação do patrimônio, ciente de que perdas significativas podem ocorrer no curto prazo.

Colaborou: Renata Duque.

Web Stories

Ver tudo
<
Como identificar uma nota falsa?
Quanto custa comer na melhor pizzaria da América Latina, que fica em SP?
D.O.M: saiba quanto custa comer em um dos 100 melhores restaurantes da América Latina
Como receber pensão vitalícia na união estável?
Quanto Madonna já ganhou na loteria?
Quanto custa comer no 2º restaurante mais caro do mundo? Descubra
Golpes eletrônicos: confira 7 golpes digitais para roubar o seu dinheiro
Ataque cibernético: relembre 7 sabotagens que afetaram o mercado financeiro
Como investir em IA para ganhar dinheiro?
5 passos para planejar a independência financeira dos seus filhos
Como identificar as notas antigas do real que saíram de circulação?
Reforma tributária: quais alimentos terão imposto zerado ou reduzido? Confira lista
>