No FGTS, todos os meses, o empregador deposita 8% do salário do funcionário em uma conta na Caixa Econômica Federal. Esse valor rende com juros e correção monetária mensal, o que ajuda a manter o saldo atualizado.
O trabalhador também pode optar por investir seu saldo de FGTS. Esses investimentos podem ser possíveis a partir do saque-aniversário ou antecipação do FGTS.
Ainda, existe a possibilidade de ter retorno do FGTS optando por uma previdência privada. Dessa forma, é possível ter uma renda adicional ao se aposentar. Para isso, consulte qual instituição financeira combina com o seu plano de futuro.
Além do rendimento previsto por lei e da previdência privada, é possível investir o FGTS na renda fixa ou renda variável.
Para consultar os valores recebidos, o trabalhador pode acessar o APP FGTS ou o Internet Banking CAIXA, caso seja cliente do banco.
No extrato do FGTS, será possível identificar um lançamento com a descrição: “AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/2024”, correspondendo ao crédito da distribuição dos lucros obtidos pelo FGTS no ano de 2024.