SAF, MCO: entenda como ganhar dinheiros com os times de futebol brasileiros

Em setembro próximo, os Green Bay Packers disputarão a primeira partida da história da NFL no Brasil, contra o Philadelphia Eagles. Mas você sabe quem é o dono dos Packers?

Ao contrário dos demais times da mais rica liga esportiva do mundo, os Packers são propriedade de 538.967 acionistas, torcedores que não recebem dividendos. Mas isso é apenas parte da história.

Nenhum fã ou investidor pode se tornar majoritário e assim tomar controle do time. Esse sistema funciona assim desde 1923, com ofertas públicas subsequentes para captar mais capital.

No Brasil não temos nada semelhante. O mais próximo de um fanático se tornar “dono” do próprio time é sendo um milionário e investindo em SAFs, caso de Cruzeiro, Botafogo e Atlético Mineiro.

Uma ‘Sociedade Anônima do Futebol’ se diferencia de uma empresa S.A. com relação a propósito (exclusivamente esportivo), regulamentação e regime tributário mais atraente.

Como nenhuma das SAFs brasileiras têm ações negociadas na Bolsa, o caminho mais fácil de ganhar dinheiro com futebol é através de fundos especializados ou private equity.

Este cenário pode vir a mudar, através de IPOs ou como parte de MCOs (multi club ownership), grupos donos de mais de um time, como City Group (Manchester City, Bahia, Girona) e Red Bull.

Entre as grandes equipes com ações negociadas na bolsa estão Manchester United (NYSE), Madison Square Garden (NYSE; New York Knicks), Juventus (Milão) e Borussia Dortmund (Frankfurt).