Salário-maternidade: como consultar o benefício do INSS?

Por Jéssica Anjos

O que é o salário-maternidade?

O salário-maternidade é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destinado a seguradas e segurados que se afastam de suas atividades em razão de parto, adoção, guarda judicial para fins de adoção ou aborto previsto em lei.

Quais são os benefícios?

Além de garantir estabilidade financeira nesse período, o benefício representa o compromisso da Previdência Social com a proteção à maternidade e à infância.

Onde consultar e solicitar o salário-maternidade?

A consulta e solicitação podem ser feitas de forma rápida e gratuita, sem necessidade de ir ao INSS. O processo é feito pelo site ou aplicativo Meu INSS. Também há a opção de fazer a verificação e o pedido pelo telefone 135.

Leia mais

O que precisa para solicitar?

É preciso ter em mãos os documentos obrigatórios do salário-maternidade, como CPF, documentos pessoais e a comprovação da adoção ou guarda. Após o envio, o sistema informa o andamento e a aprovação do benefício.

Quando começa o pagamento do benefício?

Quando há guarda judicial, o benefício é liberado a partir da data do termo de guarda. Se já houver decisão definitiva sobre a adoção, a data dessa sentença marca o início do período de recebimento, que tem duração de 120 dias corridos.

Existe carência para solicitar o benefício?

Algumas categorias de trabalhadores precisam cumprir uma carência mínima de 10 contribuições mensais para ter acesso ao salário-maternidade. Isso vale para contribuintes individuais, facultativos e segurados especiais (como trabalhadores rurais).

Leia mais