Roubaram seu celular? De IA a canal 24h, o que os bancos estão fazendo para te proteger de golpes
Não é uma situação rara: você está curtindo um show, vai tirar uma selfie e, de repente, se dá conta que seu celular foi furtado. E ainda pior: sua conta foi invadida e um rombo foi aberto.
Se os correntistas já convivem com golpes como falsas centrais telefônicas e links de phishing, o uso de seus dados digitais são só mais um novo capítulo na eterna corrida contra os golpistas.
Se de um lado você deve estar atento a senhas, ligações e emails, os bancos também estão se armando para esta batalha, já que também respondem por fraudes e delitos causados por terceiros, segundo o STJ
Bancos ouvidos pelo E-Investidor afirmaram dispor de inteligência artificial para detectar movimentações estranhas. Reconhecimento facial, biometria digital e limites de Pix customizáveis também estão em uso.
Funções que limitam operações financeiras dependendo do horário do dia ou se o cliente estiver fora de casa também oferecem uma camada adicional de segurança digital.
As instituições ouvidas ainda reforçam a existência de canais 24 horas para que os furtos de cartões e celulares sejam reportados, bloqueando assim apps e contas.