O que é e como funciona uma holding?

Holding é uma empresa que sob seu guarda-chuva possui participação em outras companhias, sejam elas de capital aberto ou não, tendo participações majoritárias ou minoritárias.

Em termos práticos, apesar de normalmente não produzirem nada, as holdings concentram a gestão dos portfólios e direcionam seus esforços para maximizar ganhos e controlar ações de suas subsidiárias.

Entre as maiores holdings do mundo estão Softbank, Alphabet e, é claro, a Berkshire Hathaway de Warren Buffett, que possui participações em Apple, Coca-Cola e Chevron, entre outras.

Ou seja, elas podem ter tanto uma ampla carteira de atuações (energia, química, seguros, alimentos, por exemplo), ou se concentrar em um único segmento. Conheça algumas das maiores do Brasil:

Itaúsa (ITSA3, ITSA4)

Controlada pelas famílias Setúbal e Villela, possui fatias consideráveis em Itaú (37%), Alpargatas (30%), CCR (10%) e Dexco (38%), entre outras.

J&F

Tendo a JBS (Seara, Swift, Marba, Friboi) como principal negócio, a holding da família Batista também tem investimentos em frentes diversas como PicPay, fazendas Eldorado e Banco Original.

Ultrapar (UGPA3)

A holding do Grupo Ultra controla empresas como a Ultragaz, postos Ipiranga e a Ultracargo, mais concentrada em combustíveis e energia.

Votorantim

Opera em 19 países com negócios diversificados como cimento, energia (Auren), financeiro (BV), suco de laranja (Citrosuco), infraestrutura (CCR), alumínio (CBA) e aços (Acerbrag), entre outros.

Famílias abastadas também possuem holdings próprias, que consolidam propriedades, sociedades e outros investimentos objetivando eficiência tributária e sucessória, além de proteção patrimonial.