Mudar de carreira não é uma tarefa fácil, principalmente quando esse recomeço profissional inclui abrir mão de um emprego fixo para empreender. Para não se enrolar, é essencial ter planejamento financeiro.
Antes de deixar o emprego fixo ou ainda começar a se preparar financeiramente para abrir um negócio, é preciso entender qual o seu “plano de negócio”.
Passada essa fase de questionamentos e montagem do plano de negócios, o primeiro passo consiste em organizar e manter as finanças pessoais em dia. Faça um orçamento detalhado das suas fontes de renda e despesas mensais.
Uma vez que as finanças estão em ordem e você sabe suas despesas e fontes de renda, chegou o momento de pensar em construir uma reserva de emergência “pessoal”, antes de abrir um negócio.
Um dos principais fatores para o fracasso no empreendedorismo está em confundir o dinheiro do empreendedor com o dinheiro da empresa. O dono do negócio, então, precisa definir um salário que será destinado a ele.
Ser empreendedor significa também entender sobre a saúde financeira de uma empresa. É imprescindível a busca por qualificação profissional e aperfeiçoamento para gestão.