Vale (VALE3) voltará a pagar bons dividendos com novo CEO?

A mineradora Vale (B3: VALE3) anunciou que seu atual diretor financeiro, Gabriel Pimenta, será o novo CEO da companhia a partir de 2025, no lugar do engenheiro Eduardo Bartolomeo, desde 2019 no posto.

Pimenta é um nome conhecido do mercado, sendo hoje responsável por iniciativas de melhoria de produtividade, eficiência e descarbonização da companhia. No entanto, quando o assunto são dividendos, há desafios pela frente.

Indenizações em Mariana (MG)

O resultado financeiro da Vale pode ser pesadamente comprometido pelo acordo de indenização sobre o desastre social e ambiental em Mariana. O total de indenizações pode chegar a R$ 500 bilhões.

Desaceleração na China

As siderúrgicas chinesas são o principal mercado para a Vale e as coisas andam devagar por lá, levando à queda da cotação do minério de ferro, o que inviabilizaria algumas minas da companhia.

Interferência do governo Lula

Ao apontar um novo CEO respeitado pelo mercado e nem tanto alinhado à agenda do Planalto, ao menos na questão política os investidores se acalmaram e esperam uma transição tranquila na Vale.

Sobre recomendações de compra para as ações da Vale, os analistas não são unânimes, com visões divididas entre neutra e outras que apostam numa visão de mais longo prazo.

Leia mais