Você sabia? Desempregados têm direito a transporte gratuito; veja regras

Benefício para desempregados

Cidadãos que estão fora do mercado de trabalho em São Paulo podem contar com um importante apoio na hora de procurar uma nova oportunidade: o transporte gratuito.

Transporte gratuito

Por meio do benefício da Credencial para Trabalhadores Desempregados, as pessoas têm acesso gratuito ao sistema metropolitano de transporte, que inclui a CPTM, o Metrô e, em alguns casos, os ônibus intermunicipais da EMTU.

Objetivo do benefício

A iniciativa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) tem como objetivo garantir que pessoas sem emprego possam continuar se deslocando para entrevistas, cursos e outras atividades.

Leia mais

CPTM gratuita, quem pode solicitar?

Para o transporte promovido pela CPTM, podem solicitar a credencial os desempregados há pelo menos 30 dias e no máximo 180 dias. A validade do benefício é de 90 dias, sem possibilidade de renovação.

Como solicitar gratuidade na CPTM?

A emissão é feita presencialmente na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Ônibus gratuito, quem pode solicitar?

Já para os ônibus intermunicipais, o benefício se aplica a quem reside ou teve o último vínculo empregatício em cidades da região do ABC Paulista. Em regiões como São Mateus, Jabaquara e no município de Mauá, o benefício é exclusivo para moradores próximos ao Corredor Metropolitano ABD.

Como solicitar gratuidade no ônibus?

O transporte gratuito é válido aos trabalhadores desempregados entre 60 e 180 dias, e a validade da credencial é de 28 dias corridos. A solicitação deve ser feita pelo telefone de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Leia mais