Warren Buffett pode estar de olho: quais são as maiores companhias do Canadá?
Em reunião de acionistas da Berkshire Hathaway ocorrida no começo de maio, Warren Buffett indicou que pode estar prestes a investir em companhias do Canadá.
Fundada em 1861, a Bolsa de Valores de Toronto é a terceira maior da América do Norte – atrás de NYSE e Nasdaq – e é onde são negociadas as principais ações e ativos financeiros do Canadá.
O índice S&P/TMX cobre 224 ações, com 75% de seu peso concentrado nos setores de energia, indústria, finanças e materiais, totalizando um valor de mercado de US$ 2,505 trilhões.
As cinco maiores empresas listadas do Canadá são a Royal Bank of Canada, Toronto-Dominion Bank, a plataforma de varejo Shopify, a petroleira Canadian Natural Resources e a gigante dos gasodutos e oleodutos Enbridge.
Outras companhias canadenses bem conhecidas são CN (a companhia ferroviária nacional), Banco de Montreal, Kinross, Air Canada, Bombardier, RBI (Burger King, Popeyes) e Brookfield, que tem raízes no Brasil.
A Brookfield tem suas origens na The São Paulo Tramway, Light and Power Co., a ‘Light’, que operava os bondes de São Paulo e Rio e chegou a fornecer ⅔ da energia elétrica do país.
Buffett comentou: “não nos sentimos desconfortáveis de forma alguma em colocar nosso dinheiro no Canadá. Na verdade, estamos olhando para algo agora”. Será que é uma destas mega-corporações ou uma estrela ascendente?