O sucesso da Berkshire Hathaway não se apoia apenas em bons negócios, ele é sustentado, por pessoas certas ocupando os lugares certos. Warren Buffett, o bilionário à frente da companhia, sempre deixou claro que bons líderes não surgem por acaso.
Para ele, os mais eficazes são aqueles que sabem para onde vão e se comprometem com a formação dos que virão depois.
“Você precisa ter uma visão clara de para onde está indo, para que outros o sigam.” De acordo com a entrevista realizada na ocasião, essa visão é fundamental para inspirar confiança e engajamento nos times.
Buffett acredita que a liderança nasce tanto de características inatas quanto de aprendizado, ele explicou: “Acho que é uma combinação dos dois. Algumas pessoas têm qualidades de liderança inerentes, mas acho que também se pode aprender muito.”
Ao longo das décadas, Buffett e Munger sempre valorizaram um princípio simples, mas poderoso: é melhor trabalhar com gente boa do que tentar “consertar” más contratações.
Buffett compartilhou em 1998, durante uma palestra na Universidade da Flórida, que ao buscar candidatos, três traços são essenciais: integridade, inteligência e energia. E se faltar o primeiro, os outros dois podem ser um risco.
Sobre o assunto, ele foi enfático ao falar sobre o impacto negativo de gestores incompetentes: “Você tem um homem ou uma mulher no comando, eles são simpáticos, os diretores gostam deles, eles não sabem o que estão fazendo. Mas sabem como se comportar. Esse é o maior perigo.”