Tempo Real

3R (RRRP3) amplia produção de barris de óleo em julho; veja quanto

A petroleira detém participação parcial de polos da Petrobras. Confira detalhes do relatório

3R (RRRP3) amplia produção de barris de óleo em julho; veja quanto
3R Petroleum. (Foto: Divulgação / 3R Petroleum)

A 3R Petroleum (RRRP3) informou na noite de sexta-feira (16) que, em julho de 2024, a produção média diária consolidada dos nove polos que opera totalizou 54.911 barris de óleo equivalente (boe), alta de 6% na comparação com junho. Os dados são preliminares e não auditados, segundo a companhia.

Do total da petroleira, a parcela referente à produção diária de óleo no mês passado foi de 44.602 boe, avanço de 8,10% em relação à junho, e à produção de gás foi de 10.309 boe, queda de 2,13% na comparação mensal.

A empresa é operadora dos Polos Potiguar, Macau, Areia Branca, Fazenda Belém, Rio Ventura, Recôncavo, Peroá, Papa Terra e Atlanta, e detém participação de 35% no Polo Pescada e 45% no Campo de Manati, sendo estes operados pela Petrobras (PETR3; PETR4).

Polos em operação pela 3R Petroleum

Atlanta

Segundo a petroquímica, a produção do FPSO (Unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência) Petrojarl foi retomada em 26 de julho após conclusão de manutenção que faculta a extensão de operação da plataforma até o quarto trimestre de 2024. Desde então, a produção média diária se encontra acima dos 20 mil barris de óleo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No FPSO Atlanta foram concluídas todas as conexões do sistema submarino e linhas previstas para o primeiro óleo e se encontram em andamento as atividades de adaptações determinadas pelos órgãos reguladores, testes e comissionamento finais na plataforma.

Nas próximas semanas, será iniciada a campanha de instalação do segundo módulo de bombeio multifásico e conexão dos demais poços que contribuirão para o crescimento da produção do FPSO Atlanta, conforme previsto no planejamento operacional da companhia.

Papa Terra

Já a operação de Papa Terra foi paralisada no dia 27 de julho para intervenção programada em diversos sistemas do FPSO, com previsão de retomada da produção ainda no mês de agosto. A produção média diária total do campo em julho foi superior a 17 mil barris de óleo até a parada programada.

Adicionalmente, foi concluída a troca de bomba do poço PPT-50, que contribuirá com a produção do ativo após a conclusão da campanha de intervenção, somando 7 poços produtores.

Parque das Conchas

A Enauta (ENAT3) celebrou contrato para aquisição da participação de 23% detida pela QatarEnergy Brasil Ltda, com data efetiva de julho 2023, na Bacia de Campos. A conclusão da transação está sujeita a condições precedentes. A produção média do ativo em 2024 correspondente à participação adquirida foi de 6,1 mil barris de óleo equivalente por dia.

Análise do relatório da 3R

A XP Investimentos avalia como neutros os dados de produção em julho divulgados pela 3R Petroleum, apesar do ligeiro declínio mensal.

“Os dados de produção podem parecer menos promissores em comparação com números anteriores. No entanto, acreditamos que o mercado antecipou em grande parte esse declínio, principalmente em Atlanta e Papa Terra”, escreveram os analistas Regis Cardoso e Helena Kelm, em relatório. Eles disseram não esperar uma reação significativa do mercado.

“O declínio da produção deve ser apenas temporário, o que nos leva a manter uma perspectiva positiva para a 3R Petroleum (RRRP3), já que esperamos que a produção se recupere especialmente a partir de setembro”, acrescentam os analistas.

Publicidade

* Com informações do Broadcast