Últimas notícias

Calendário econômico da semana: 25 a 29 de março

A ata do Copom no Brasil e dados da inflação nos EUA são os destaques dos mercados na semana

Calendário econômico da semana: 25 a 29 de março
(Foto: Adobe Stock)

O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (25) até sexta-feira (29), contém diversos eventos importantes nacionais e internacionais que os investidores devem ficar de olho.

A semana começa com foco na agenda nacional na segunda-feira (25), a partir da divulgação do Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado (INCC-M) de março, trazido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Esse indicador capta a evolução de custos de construções residenciais e permite acompanhar os preços relacionados aos materiais, custos de mão de obra e serviços mais relevantes. Contamos também com o lançamento do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), um medidor da inflação.

Já nos EUA, teremos o Índice de Atividade Nacional (CFNAI) do Federal Reserve (Fed, o banco central do país) referente ao mês de fevereiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na terça-feira (26), no Brasil, o foco será ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada no período da manhã pelo Banco Central (BC). Pouco tempo depois, será publicado o relatório semanal Focus com as principais previsões econômicas do mercado. Vale ressaltar, ainda, que nesse dia conheceremos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de março, uma prévia do medidor oficial da inflação no Brasil.

No exterior, o destaque fica com a Alemanha e os EUA. Ambos vão divulgar dados sobre a confiança do consumidor, sendo o do país europeu sobre o mês de abril e do americano sobre março.

Na quarta-feira (27), na agenda nacional estão programados três relatórios da FGV: o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) – conhecido como a inflação do aluguel –, a sondagem de serviços e a sondagem do comércio, todos referentes a março. Já na Zona do Euro, teremos o resultado da confiança do consumidor (final) deste mesmo mês.

Na quinta-feira (28) contamos com uma série de eventos econômicos importantes. No Brasil, o principal deles é o Relatório Trimestral de Inflação do primeiro trimestre feito pelo BC. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também estará em foco, uma vez que vai trazer os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em que se estuda as condições do mercado de trabalho do País a partir de uma amostra com milhares domicílios.

No exterior é interessante se atentar ao Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre (final) do Reino Unido e dos EUA. Sobre este último, teremos ainda o Índice de confiança da Universidade de Michigan (final) de março e os pedidos de auxílio desemprego (semanal). Na Alemanha conheceremos a taxa de desemprego deste mês.

Publicidade

No último dia útil da semana, na sexta-feira (29), os olhos estarão voltados para os EUA, onde teremos três indicadores relevantes: gastos pessoais, rendimento pessoal e balança comercial. Os dois primeiros são sobre fevereiro, enquanto o terceiro é sobre março.

Ainda sem data ou horário de publicação, vale lembrar que, no Brasil, o Tesouro vai divulgar o resultado primário do Governo Central de fevereiro, enquanto na China veremos o Índice Gerente de Compras (PMI) Composto de março.

Calendário Econômico da Semana

Segunda-feira, 25 de março

Brasil

08:00: FGV: INCC-M (mar)
08:00: FGV: IPC-S (semanal)
08:00: FGV: Sondagem da construção (mar)
15:00: Secex: Balança comercial (semanal)

Estados Unidos

09:30: Fed: Índice de Atividade Nacional (CFNAI) (fev)

Terça-feira, 26 de março

Brasil

05:00: FIPE: IPC (semanal)
08:00: BCB: Divulgação da ata do Copom
08:00: FGV: Sondagem da Indústria (mar)
08:25: BCB: Relatório Focus (semanal)
09:00: IBGE: IPCA-15 (mar)

Alemanha

04:00: Confiança do consumidor (abr)

Estados Unidos

11:00: C. Board – Confiança do Consumidor (mar)

Quarta-feira, 27 de março

Brasil

08:00: FGV: IGP-M (mar)
08:00: FGV: Sondagem de Serviços (mar)
08:00: FGV: Sondagem do comércio (mar)
– Caged: Geração de emprego formal (fev)

Zona do Euro

07:00: Confiança do consumidor (mar) – final

Quinta-feira, 28 de março

Brasil

08:00: BCB: Relatório Trimestral de Inflação (1º tri.)
09:00: IBGE: PNAD Contínua (fev)
14:30: BCB: Fluxo Cambial (semanal)
– ANEEL: Definição da bandeira tarifária de energia elétrica

Reino Unido

04:00: PIB (4º tri.) – final

Alemanha

05:55: Taxa de desemprego (mar)

Estados Unidos

09:30: PIB (4° tri.) – final
09:30: Pedidos de auxílio desemprego (semanal)
11:00: Índice de confiança da Universidade de Michigan (mar) – final

Sexta-feira, 29 de março

Estados Unidos

09:30: Gastos pessoais (fev)
09:30: Rendimento pessoal (fev)
09:30: Balança comercial (mar)

Na semana

Brasil

– Tesouro: Resultado primário do Governo Central (fev)

China

– Índice PMI Composto (mar)

Fonte: Depec