Publicidade

Tempo Real

Ibovespa futuro sobe em ritmo de espera por decisão do Fed sobre juros

Inflação dos EUA também fica no radar e pode sinalizar o que está por vir

Ibovespa futuro sobe em ritmo de espera por decisão do Fed sobre juros
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta quarta-feira (12) em alta de 0,14%, chegando aos 121.880 pontos. O avanço ocorre com as atenções voltadas à decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) programada para esta tarde, de agenda esvaziada no Brasil.

Todos os olhos se voltam para o Norte. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed se reúne nesta quarta para definir os juros no país. A expectativa majoritária é de manutenção, pela sétima vez consecutiva, entre 5,25% e 5,5% ao ano. O nível é o mais alto desde 2001, considerado muito restritivo, levado em conta o histórico das taxas de juros dos EUA.

Outro indicador que também será acompanhado de perto por investidores e analistas de mercado é o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), que mede a inflação no país — razão pela qual o Fed insiste em manter a taxa de juros em patamar elevado. Em abril, o CPI ficou em 3,6% no acumulado de 12 meses. Há anos, a alta nos preços (sintoma da inflação) vem sendo uma pedra no sapato: em julho de 2022, chegou a 9,1%, nível que não era visto desde 1981, quando o país bateu 9,6%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

*Com informações do Broadcast