• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

1º semestre enterra otimismo da Bolsa; veja as novas projeções para o Ibovespa

Piora do cenário macroeconômico força revisão das expectativas por parte de todas as casas consultadas. Mas nem tudo está perdido

Por Daniel Rocha

12/06/2024 | 3:00 Atualização: 12/06/2024 | 8:38

As previsões de 160 mil a 170 mil pontos para o Ibovespa apontados no início de 2024 não fazem mais sentido para um cenário marcado por indefinições. (Imagem: chompoo em Adobe Stock)
As previsões de 160 mil a 170 mil pontos para o Ibovespa apontados no início de 2024 não fazem mais sentido para um cenário marcado por indefinições. (Imagem: chompoo em Adobe Stock)

Quem achou que poderia lucrar com o Ibovespa ao longo de 2024 precisou recalcular a rota nos últimos meses para não ficar no prejuízo. As incertezas sobre o início do corte de juros nos Estados Unidos e o risco fiscal no ambiente doméstico foram suficientes para frustrar qualquer expectativa de uma guinada da Bolsa brasileira no primeiro semestre. A situação obrigou as corretoras a revisarem as projeções para o principal índice da B3 até dezembro.

Leia mais:
  • Tesouro Direto ou CDB: veja qual é o melhor investimento
  • Apenas 30% dos fundos de previdência superaram o CDI em 10 anos. Veja ranking
  • A nova aposta da Alaska na Magalu, ação que popularizou a gestora
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os patamares de 160 mil a 170 mil pontos apontados no início do ano não fazem mais sentido para um cenário marcado por indefinições. Agora, o preço ideal para o IBOV se encontra entre a faixa dos 150 mil a 135 mil pontos. “Reduzimos o valor justo do Ibovespa devido às taxas de juros mais altas, mas continuamos vendo as ações brasileiras como atrativas”, informou a XP ao comunicar a revisão no dia 3 de junho. Além do cenário macroeconômico desafiador, os ruídos relacionados à interferência política na gestão de algumas companhias também motivaram a mudança no patamar alvo do índice.

Em março, o mercado foi surpreendido com a decisão da Petrobras (PETR3; PETR4) em não distribuir os dividendos extraordinários da companhia. Na época, o Conselho de Administração da petroleira informou que o montante de R$ 43,9 bilhões seria integralmente destinado para a reserva de remuneração do capital com a finalidade de assegurar recursos para distribuições futuras. A pressão dos investidores sobre a decisão obrigou o governo a voltar atrás. No fim de abril, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da petroleira aprovou o pagamento de 50% dos dividendos extraordinários retidos pela estatal.

  • Petrobras com nova presidente: o que investidores pensam sobre dividendos, preço e futuro

Mas os ruídos políticos envolvendo o papel não se resumiram a esse episódio. Em maio, uma nova surpresa: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu Jean Paul Prates do comando da Petrobras. A saída já era ventilada desde o fim do ano passado e a causa da troca se deve à cobrança por maior velocidade na execução dos projetos anunciados pela empresa, segundo apurou o Broadcast.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O governo indicou Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff, para ocupar o cargo. Com a troca do comando, a Petrobras perdeu R$ 34 bilhões em valor de mercado após as ações cederem mais de 6% no dia 15 de maio, quando os investidores repercutiram a demissão de Prates.

O mercado também reagiu de forma negativa a tentativa do Planalto em colocar, por meio da Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BBAS3), o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o cargo de CEO da Vale (VALE3) em janeiro deste ano. Quando o assunto veio à tona, as ações da Vale caíram 2,20%.

  • Saiba mais: Quem é o presidente que o mercado espera para a Vale

O interesse do governo com a indicação era ter um nome à frente da mineradora mais alinhado ao pensamento político do Executivo atual, já que Eduardo Bartolomeo, CEO da companhia, era um forte aliado político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O prêmio dos investidores que derruba o Ibovespa

Como as duas companhias têm o maior peso na composição do índice, os eventos envolvendo as ações ajudaram o Ibovespa a acumular uma queda superior a 9% em 2024. As incertezas sobre os próximos passos da política monetária nos Estados Unidos também tornaram mais distante uma recuperação do principal índice da B3. Com os juros nos intervalos de 5,25% a 5,50% ao ano, o capital estrangeiro tende a dar prioridade aos títulos soberanos norte-americanos devido à alta rentabilidade e ao menor risco que os ativos da maior economia do mundo oferece aos investidores. Ou seja, para investir em países emergentes e de maior risco, como o Brasil, o mercado exige um prêmio maior.

  • Leia também: “Não éramos vistos como merecíamos”, diz 1ª empresa a trocar a Nasdaq pela B3

“Os dados recentes sugerem que a inflação nos EUA pode não estar a desacelerar, o que poderá afetar os planos do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) em reduzir as taxas em 2024”, escreveram os analistas do Santander. Na sexta-feira (7), o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou a criação de 272 mil empregos em maio. O resultado veio acima das expectativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que variavam de 120 mil a 220 mil postos de trabalho, com mediana de 185 mil. Os números do relatório, conhecido como payroll, costumam influenciar na decisão do Fed sobre a condução da política monetária dos Estados Unidos.

A situação obrigou o Santander a revisar o preço-justo para o Ibovespa no fim do ano. Antes, o banco mantinha uma projeção de 160 mil pontos, mas reduziu no fim de maio para o patamar dos 145 mil.

A deterioração do ambiente econômico na conta os riscos domésticos e internacionais também obrigou a Empiricus a revisar o preço justo do Ibovespa ao avaliar que o patamar de 170 mil pontos não fazia mais sentido – a corretora agora estima o preço justo de 145 mil pontos para o principal índice da B3. “Quando olhamos para o novo ambiente, vamos que os indicadores são piores tanto na inflação no exterior quanto no ambiente doméstico. A volatilidade da Bolsa brasileira também aumentou”, afirma João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão.

Publicidade

 

Nem tudo está perdido: a Bolsa ainda é lucrativa

A revisão do IBOV não significa que as oportunidades de investimento do mercado acionário brasileiro minguaram. Para a Ágora Investimentos, sob as condições de incertezas sobre os juros no exterior e o aumento dos riscos fiscais no Brasil, as empresas conseguiram entregar resultados corporativos saudáveis na temporada de balanço referente ao primeiro trimestre e o índice poderia ter tido quedas ainda mais expressivas se não fosse por isso.

“Na nossa visão, o valuation (valor das ações) convidativo dos ativos locais e a dinâmica favorável dos lucros das empresas atuaram como contraponto”, informou a Ágora Investimentos, em relatório mensal. “Preferimos exposição à renda variável no Brasil por meio de boas pagadoras de dividendos e nomes de maior qualidade. Dentro dos nossos critérios de seletividade, gostamos de histórias que
tenham direcionadores próprios, como M&As (fusões e aquisições) e melhoria de resultados”, acrescentou a corretora no documento.

  • Dividendos fartos: as 17 empresas que mais enchem o bolso do acionista

Já uma análise do Itaú BBA mostrou que o Brasil ainda mantém os melhores retornos sobre patrimônio (ROE, na sigla em inglês) entre os mercados emergentes. O cálculo considera tanto a média dos últimos cinco anos, quanto o consenso das estimativas. Segundo os analistas da instituição financeira, o ROE atual da Bolsa brasileira está em 18,4%, 0,2 ponto porcentual acima da média dos últimos cinco anos.

O Brasil também se destaca quando se observa as margens líquidas. A média, segundo o Itaú BBA, fica em torno de 13,5% contra a média de 10,6% dos mercados emergentes. No entanto, essa liderança está com os seus dias contados. As estimativas mostram que o México caminha para ocupar a liderança em 2025 com um ROE previsto de 16,2% para o ano, enquanto o Brasil deverá reduzir o seu retorno sobre patrimônio para 16%.

Publicidade

A realidade exige dos investidores uma seleção mais criteriosa ao escolher as ações para compor a carteira. Para a XP, em um período em que as taxas de juros irão continuar ainda em patamares elevados, empresas bastante alavancadas devem ficar de fora do portfólio. “Nosso fator de baixa alavancagem teve retorno de 13% no acumulado do ano, superando bastante o desempenho do Ibovespa, que foi de -9%”, escreveram os analistas da corretora.

  • Confira ainda: A carteira brasileira com Nvidia e big techs que supera até a bolsa dos EUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Bolsa de valores
  • Conteúdo E-Investidor
  • Governo
  • Ibovespa
  • Investimentos
  • Juros
  • mercado
Cotações
16/04/2026 19h31 (delay 15min)
Câmbio
16/04/2026 19h31 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Sem IOF, cartões com criptos avançam no Brasil e prometem taxa de câmbio menor

  • 2

    Ibovespa ronda os 200 mil pontos: com rali em 2026, é hora de olhar mais para a Bolsa?

  • 3

    Por que o Ibovespa anda em duas direções? Entenda o que mantém o índice em alta enquanto ações locais caem

  • 4

    Ibovespa bate 18º recorde do ano e se aproxima dos 200 mil pontos

  • 5

    Dólar abaixo de R$ 5, menor nível desde 2024: é hora de comprar? Veja como aproveitar

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Starlink mini: passo a passo simples para instalar o equipamento
Logo E-Investidor
Starlink mini: passo a passo simples para instalar o equipamento
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos ou mais conseguem desconto na luz? Veja se você tem direito
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos ou mais conseguem desconto na luz? Veja se você tem direito
Imagem principal sobre o O que é a Lei do Superendividamento?
Logo E-Investidor
O que é a Lei do Superendividamento?
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda se é possível renegociar contas atrasadas pelo Procon
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda se é possível renegociar contas atrasadas pelo Procon
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com mais de 60 anos devem prestar atenção na ordem de prioridade da restituição
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com mais de 60 anos devem prestar atenção na ordem de prioridade da restituição
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: passo a passo para consultar lote residual de restituição
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: passo a passo para consultar lote residual de restituição
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Imagem principal sobre o IR 2026: até quando idosos com 60 anos devem enviar a declaração para receber a restituição cedo?
Logo E-Investidor
IR 2026: até quando idosos com 60 anos devem enviar a declaração para receber a restituição cedo?
Últimas: Mercado
UBS BB rebaixa recomendação da Ambev (ABEV3) para venda; confira novo preço-alvo
Mercado
UBS BB rebaixa recomendação da Ambev (ABEV3) para venda; confira novo preço-alvo

Segundo o banco, o risco e retorno nos níveis atuais está inclinado para o lado negativo depois de uma alta de 32% nos últimos seis meses

16/04/2026 | 15h30 | Por Ana Paula Machado
Estrangeiros acionam gestoras no Brasil, e nova onda de capital deve inundar a Bolsa
Mercado
Estrangeiros acionam gestoras no Brasil, e nova onda de capital deve inundar a Bolsa

Fluxo gringo para a B3 ganha nova dinâmica, com investidores de longo prazo avaliando o País em meio a mudanças globais de portfólio

16/04/2026 | 14h00 | Por Bruna Camargo
Bradesco (BBDC4) diz que aquisição de carteiras do BRB em consórcio com Itaú não ultrapassa R$ 1 bilhão
Mercado
Bradesco (BBDC4) diz que aquisição de carteiras do BRB em consórcio com Itaú não ultrapassa R$ 1 bilhão

Consórcio envolve participação de 50% do Bradesco e outros 50% do Itaú e as operações contam com aval da União

16/04/2026 | 13h55 | Por Crisley Santana
Itaú (ITUB4) minimiza impacto que aquisição de ativos do BRB teria em sua estrutura financeira
Mercado
Itaú (ITUB4) minimiza impacto que aquisição de ativos do BRB teria em sua estrutura financeira

Valores envolvidos, na avaliação do banco, "são considerados imateriais dentro dos critérios da instituição"

16/04/2026 | 12h42 | Por Amélia Alves

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador