Tempo Real

Ibovespa futuro cai na esteira dos números da ‘prévia do PIB’

Atenções também se voltam para dados econômicos vindos do exterior nesta manhã

Ibovespa futuro cai na esteira dos números da ‘prévia do PIB’
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta sexta-feira (14) em queda de 0,04%, chegando aos 121.355 pontos. O recuo se dá com atenções voltadas ao IBC-Br (a ‘prévia do PIB‘) no País e de olho na pesquisa da Universidade de Michigan com as expectativas de inflação nos Estados Unidos e a confiança do consumidor de lá.

O Banco Central (BC) divulgou há pouco os números de abril para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), também chamado de ‘prévia do PIB’, em referência ao Produto Interno Bruto do país. Em comparação com março deste ano, o indicador teve alta de 0,01%. O resultado veio abaixo da mediana das projeções, de crescimento de 0,40%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, abril de 2024 registrou avanço de 4,01%. No trimestre até abril, o IBC-Br também apresentou alta de 0,76%, ante os três meses anteriores. Na série histórica, sem ajustes, é o maior resultado do índice para o mês de abril (154,72 pontos).

Olho no exterior

Nos EUA, a pesquisa da Universidade de Michigan fica no radar de investidores e analistas de mercado. As projeções da inflação e da confiança dos consumidores podem ser os primeiros indicativos de um possível início do ciclo de afrouxamento monetário no país. O Federal Reserve (Fed, bc estadunidense) anunciou que só deve reduzir os juros uma vez neste ano, na esteira da decisão da última quarta-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na China, os bancos aumentaram a concessão de empréstimos no mês passado, mas em ritmo mais fraco do que o previsto. As instituições financeiras liberaram 950 bilhões de yuans (ou US$ 130,99 bilhões) em novos empréstimos, segundo cálculos do Wall Street Journal, baseados em dados publicados hoje pelo PBoC, como é conhecido o banco central do gigante asiático. A expectativa era de 1,2 trilhão de yuans.

*Com informações do Broadcast