Tempo Real

Ibovespa hoje: índice abre semana em queda após boletim Focus e inflação

O tom de cautela no exterior tende a afetar os ativos financeiros, assim como a variação das commodities

Ibovespa hoje: índice abre semana em queda após boletim Focus e inflação
O ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Ibovespa, principal índice da B3, inicia a semana em queda de 0,13%, aos 120.613 pontos. A abertura de negócios desta segunda-feira (10) ocorre de olho nas previsões do boletim Focus e inflação semanal no País. Investidores também acompanham a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense).

O indicador estende o clima de recuperação após fechar mais um pregão em queda na última sexta-feira (7). O tom de cautela no exterior tende a afetar os ativos financeiros, assim como a variação das commodities.

O minério de ferro operou sem a referência de Dalian devido a um feriado na China; em Cingapura, fechou em queda de 2,56%, a US$ 105,95 por tonelada. Já os contratos futuros de petróleo registram alta nesta manhã.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Há pouco, o Banco Central (BC) divulgou as projeções para os principais indicadores macroeconômicos nacionais: o Produto Interno Bruto (PIB), a taxa básica de juros (a Selic) e a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — o IPCA de maio será conhecido na terça-feira (11), confira aqui a agenda econômica semanal completa.

Segundo o documento, houve aumento para o PIB de 2,05% para 2,09% em 2024. Em 2025, as apostas se mantiveram em crescimento de 2%. Para a Selic no final de 2024, a projeção foi mantida em 10,25% ao ano. Quanto ao IPCA em 2024, o documento revisou de 3,88% para 3,90%.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou 0,64% na primeira quadrissemana de junho, após subir 0,53% no fim de maio. O índice acumula alta de 4,07% em 12 meses.

No exterior, as expectativas se voltam à reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), marcada para esta quarta-feira (12). O Fed deve manter inalterado o patamar atual de juros (entre 5,25% e 5,5% ao ano) pela sétima vez consecutiva. Além disso, outros dados econômicos serão monitorados, como o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês).

*Com informações do Broadcast

Publicidade