- El Salvador minerou 0,00599179 Bitcoin, ou cerca de R$ 1,58 mil na cotação atual. Segundo a rede de televisão CNBC, 23,54% da energia utilizada pelo país da América Central é proveniente de fontes geotérmicas
- A mineração é o processo em que diversas criptomoedas, em especial o Bitcoin, são criadas. Para isso, são necessários computadores poderosos, ligados 24 horas por dia, competindo entre si para resolver equações matemáticas complexas
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou na sexta-feira (1º) que a nação caribenha minerou com sucesso as primeiras unidades de Bitcoin utilizando a energia geotérmica proveniente dos vulcões do país.
We’re still testing and installing, but this is officially the first #Bitcoin mining from the #volcanode ?
Leia também
— Nayib Bukele ?? (@nayibbukele) October 1, 2021
A mineração é um dos processos em que diversas criptomoedas, em especial o Bitcoin, são criadas. Para isso, são necessários computadores poderosos, ligados 24 horas por dia, que competem entre si para resolver equações matemáticas complexas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em suma, a atividade de mineração é uma prestação de serviço de processamento de transações para a rede do Bitcoin. A prática não serve apenas para gerar novas moedas, mas também para validar a rede de criptomoeda e mantê-la à prova de fraudes.
Na data, El Salvador minerou 0,00599179 Bitcoin, ou cerca de R$ 1,58 mil na cotação atual. Segundo a rede de televisão CNBC, 23,54% da energia utilizada pelo país da América Central é proveniente de fontes geotérmicas. Inclusive, a nação caribenha é apelidada pelo National Geographic como “Terra dos Vulcões” por conta de sua frequente atividade vulcânica.
Aproveitar a energia dos vulcões foi uma das promessas feitas por Bukele em junho de 2021, quando o mandatário instruiu a companhia estatal de eletricidade geotérmica LaGeo SA de CV a “colocar um plano para oferecer instalações para #Mineração de Bitcoin com energia muito barata, 100% limpa, 100% renovável e com emissões zero”.
A mudança em El Salvador vem em um momento em que diversas nações estão preocupadas em limitar a atividade, como a China, que baniu a mineração no país por conta do consumo energético. No dia 24 de setembro, dez agências, incluindo o Banco Central, reguladores financeiros, de valores mobiliários e de câmbio estrangeiro, prometeram trabalhar juntas para erradicar a atividade “ilegal” de criptomoeda. Essa foi a primeira vez que os reguladores baseados em Pequim uniram forças para proibirem explicitamente todas as atividades relacionadas à criptomoeda.
Publicidade
*Com informações da Reuters