O Grupo Mateus, empresa de varejo que atua no Norte e Nordeste do País, apresentou lucro líquido de R$ 213 milhões no terceiro trimestre, queda de 9,4% ante o mesmo intervalo de 2020. A margem líquida no período foi de 4,9%, contra 6,8% no ano passado. Excluindo o impacto do estorno do ICMS, o lucro líquido seria de R$ 254 milhões, com crescimento de 7,8% e margem líquida de 5,8%.
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A receita bruta de vendas totalizou R$ 4,9 bilhões no período, crescimento anual de 24%, recorde para um trimestre. O crescimento deve-se, principalmente, ao prosseguimento do plano de expansão, com a abertura de oito lojas no trimestre, totalizando 45 inaugurações no intervalo entre o quarto trimestre de 2020 e o mais recente, segundo o release de resultados divulgado pela empresa.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado somou R$ 350 milhões, alta de 7,9% ante o terceiro trimestre de 2020. A margem Ebtida foi pressionada em 130 bps e ficou em 8,1%.
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O crescimento em mesmas lojas apresentou desempenho positivo em 1,5%, acima das expectativas dada a forte base de comparação (SSS 3T 20: 23,7%). No acumulado do ano, o crescimento em mesmas lojas foi de 4,7%.
O resultado financeiro totalizou R$ 25,9 milhões negativos, com uma melhora de 21,5% na mesma base comparativo, representando 0,6% da receita líquida, contra 1,0% no terceiro trimestre de 2020. Já as receitas financeiras registraram um crescimento anutal de 141%, somando R$ 44 milhões durante o período. Com a receita de aplicação dos recursos captados no IPO, a companhia gerou receitas financeiras com aplicações no valor de R$ 20 milhões.
As despesas financeiras aumentaram 36,6% entre julho e setembro, quando comparadas ao mesmo intervalo do ano passado, totalizando R$ 70 milhões. A cifra foi impactada pelo aumento de juros sobre parcelamento, em decorrência de parcelamentos do ICMS.