“O lado da oferta de minério de ferro não mudou muito recentemente, mas mais usinas estão planejando aumentar a produção no mês que vem”, disse um trader de Pequim.
Outro trader de minério de ferro de Shandong afirmou que o mercado está negociando com a expectativa de aumento na produção de aço em dezembro.
A China controlou com sucesso sua produção de aço de janeiro a outubro em níveis mais baixos do que no mesmo período em 2020, após uma série de restrições severas, deixando espaço para as empresas de aço aumentarem a produção para o resto do ano em uma comparação mensal.
Os contratos futuros do minério de ferro mais negociados na Bolsa de Commodities de Dalian, para entrega em janeiro, subiram até 9,9% na sessão da manhã, o maior ganho percentual desde 30 de setembro, e fecharam em alta de 7,8%, a 587 iuanes (91,96 dólares) por tonelada.
Os preços spot do minério de ferro com 62% de teor de ferro para entrega na China subiram mais 2 dólares, para 97,5 dólares a tonelada na terça-feira, de acordo com a consultoria SteelHome.
Outros ingredientes siderúrgicos também subiram. Os futuros do carvão metalúrgico de Dalian saltaram 2,8%, para 1.919 iuanes por tonelada, e os preços do coque subiram 1%, para 2.881 iuanes por tonelada.
O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai avançou 2,9% no início da sessão, mas recuou e caiu 0,1%, para 4.315 iuanes por tonelada, quando o mercado fechou.
As bobinas laminadas a quente, usadas no setor de manufatura, caíram 0,6%, para 4.423 iuanes por tonelada.
Os futuros do aço inoxidável de Xangai subiram 1,6%, para 17.310 iuanes por tonelada.