A consultoria britânica Capital Economics revisou a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano, de 4,8% para 4,5%, após o resultado da atividade no terceiro trimestre (-0,1%). Com o desempenho ligeiramente pior que o esperado e as ameaças com a nova variante do coronavírus, ômicron, à economia global, a empresa acredita que o Comitê de Política Monetária (Copom) pode suspender um aumento do ritmo de alta da Selic na próxima reunião.
Leia também
Após o tom da última reunião, a Capital Economics acreditava que o Banco Central aceleraria o ritmo de elevação da Selic, dos últimos 150 bps para 175 bps. Agora, contudo, com tantos fatores que machucam a atividade, a consultoria estima que o Copom vai manter o ritmo atual e subir a taxa de juros em 150 bps novamente.
“O Copom pode amenizar um pouco seu sentimento hawkish na reunião da próxima semana, com uma alta de 150 bps (em vez de 175 bps) agora parecendo mais provável”, pontuou em nota assinada pelo economista para emergentes, William Jackson.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Após o resultado do PIB de hoje, a Capital Economics também avalia que as projeções da casa para a atividade em 2022, hoje em 1,3%, estão “fortemente inclinadas para o negativo. Uma revisão dos números, contudo, só deve ocorrer formalmente quando houver uma noção mais clara do risco da variante ômicron.