Em relação aos indicadores econômicos, foi divulgado o PIB do Reino Unido, que avançou 1,1% no terceiro trimestre de 2021, mas ficou abaixo do estimado, e acabou ficando em segundo plano. Nos Estados Unidos,
também foi divulgado o PIB do terceiro trimestre, que veio apenas um pouco acima do esperado, enquanto o mercado avalia as indicações de aperto monetário do Federal Reserve e os possíveis efeitos da variante ômicron do coronavírus. Com isso, os mercados acionários em Nova York avançaram.
Aqui no Brasil, em meio à liquidez reduzida por conta da proximidade do feriado de Natal, a cautela prevaleceu por conta dos desdobramentos da aprovação do Orçamento de 2022. Dados do setor externo considerados fracos também pesaram no sentimento dos investidores.
Assim, o Ibovespa registrou desvalorização de 0,24%, aos 105.244 mil pontos, com giro financeiro mais fraco, de R$ 18,5 bilhões. Também sob influência da preocupação com o cenário fiscal, os juros futuros com vencimentos mais longos fecharam em alta. Já o câmbio destoou e recuou 1,24% cotado aos R$ 5,67. Na agenda local desta quinta-feira, destaque para o IPCA-15 de dezembro.