As bolsas da Europa abrem a última semana do ano com tom misto e oscilações contidas, em pregão com menor volume de negócios devido ao fechamento dos mercados em Londres. A disseminação da variante ômicron do coronavírus deixa investidores em alerta, embora haja algum otimismo de que o avanço da vacinação possa mitigar os efeitos da cepa.
Leia também
Por volta das 06h36 (de Brasília), o índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, operava em alta de 0,18%, a 483,36 pontos.
Companhias aéreas cancelaram milhares de voos no mundo nos últimos dias, em meio ao recrudescimento da pandemia. Nos Estados Unidos, houve mais de 2 mil cancelamentos no final de semana, após o país registrar quase 185 mil casos de covid-19 apenas no sábado. Na Europa, França e Reino Unido renovaram recordes diários de infecções.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Apesar disso, evidências preliminares sugerem que a escalada no número de casos não tem provocado uma explosão no volume de mortes. “Tudo parece sério, mas administrável. Qualquer coisa que mude isso, provavelmente terá um grande impacto nos mercados”, avalia o estrategista-chefe da Pictet Asset Management, Luca Paolini.
A tendência, diz o analista, é de que pequenas movimentações sejam amplificadas pela baixa liquidez nos próximos dias, por conta da temporada de festas. “Estamos nessa faixa de negociação de Natal, mas a baixa liquidez torna qualquer choque potencial maior”, acrescenta Paolini.
No horário citado acima, a Bolsa de Frankfurt cedia 0,03% e Paris perdia 0,09%, mas Lisboa subia 0,08%, Milão avançava 0,16% e Madri ganhava 0,37%. No câmbio o euro recuava a US$ 1,1309, enquanto a libra se fortalecia a US$ 1,3397.