A despeito do tom positivo, hoje promete ser um dia de baixa liquidez na Europa, com a bolsa de Londres fechada por causa de um feriado no Reino Unido. Em termos de dados econômicos, os índices de atividade manufatureira (PMIs) da Alemanha e da Zona do Euro vieram aquém e dentro do esperado, respectivamente. No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo têm alta, revertendo parte das perdas de mais de 2% da sessão anterior, em meio a expectativas de que a demanda pela commodity se fortaleça à medida que a recuperação global supere os efeitos
adversos da nova variante do Covid-19.
No Brasil, o início de 2022 positivo no exterior tende a animar o investidor local ainda que as dúvidas no Brasil prossigam as mesmas no ano passado, principalmente aquelas ligadas ao fiscal. Essas incertezas no âmbito fiscal podem provocar instabilidade aos negócios, que já sofreram ao longo de 2021, com o Ibovespa terminando o ano com queda acumulada de cerca de 12%, enquanto o dólar vs. real encerrou com valorização superior a 7% e os juros disparando.
Agenda econômica 03/01
Brasil: O saldo da balança comercial de dezembro e de 2021 sai às 15hrs. A Fenabrave (5a) e a Anfavea (6a) divulgam seus dados do último mês de 2021.
EUA: Na quarta-feira o Federal Reserve divulga a ata de sua recente reunião de política monetária. O relatório Payroll de emprego de dezembro sairá na sexta-feira.