No exterior, a semana de decisão do Federal Reserve começa com bolsas internacionais em queda e juros das treasuries em alta, enquanto investidores aguardam pela possível sinalização do BC americano de início de alta de juros em março e manutenção das taxas no encontro desta quarta-feira.
Essa perspectiva de aperto monetário penalizou fortemente as bolsas americanas na semana passada. Os investidores também monitoram os desdobramentos das tensões entre Ucrânia e Rússia. Os resultados de índice de gerentes de compras (PMI) composto da Zona do Euro, Alemanha e Reino Unido também ficam no radar.
As bolsas asiáticas fecharam sem uma direção única nesta madrugada. Na Europa, as bolsas operam em baixa agora pela manhã, assim como os futuros das bolsas de NY.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Brasil, a postura mais defensiva dos mercados lá fora deve pesar nos mercados locais, que pode também manter cautela diante das preocupações com a cena fiscal após a sanção do Orçamento de 2022.
Agenda econômica 24/01
Brasil: O IPCA-15 de janeiro, que sai na quarta-feira, é destaque da agenda doméstica nesta semana. Também na quarta sai a nota do setor externo de dezembro e o Tesouro revela o relatório mensal da dívida pública. Na quinta-feira, o IBGE divulga taxa de desemprego da PNAD Contínua de novembro e o Caged divulga o número de vagas formais de dezembro. A FGV divulgará os dados da sondagem da indústria, na quinta-feira e do comércio e serviços, na sexta-feira, mesmo
dia em que saem os números do Governo Central. A receita divulga esta semana os dados de arrecadação.
EUA: A decisão de política monetária do Federal Reserve, na quarta-feira, é o evento mais aguardado da agenda internacional. Na quinta-feira será conhecida a primeira estimativa preliminar do PIB do 4T21. Hoje tem PMI composto às 11h45. Em termos de balanços corporativos, destaque para IBM (hoje), Johnson&Johnson e 3M (amanhã), Boeing (quarta-feira), Mastercard, Apple e Visa (quinta-feira) e Caterpillar e Chevron (sexta-feira).
Publicidade
Europa: Na sexta-feira será divulgado o PIB da Alemanha.