- O Fundo Monetário Internacional (FMI) instou El Salvador a abandonar o uso do bitcoin como moeda legal, devido aos riscos à estabilidade financeira
- O FMI afirmou que a adoção da divisa digital também cria riscos para estabilidade financeira e proteção de consumidores, além de impor dificuldades ao quadro fiscal
- Em setembro do ano passado, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como moeda local
O Fundo Monetário Internacional (FMI) instou El Salvador a abandonar o uso do bitcoin como moeda legal, devido aos riscos à estabilidade financeira. O pedido representa a mais recente reviravolta nas negociações entre o fundo e o país altamente endividado da América Central, que busca empréstimo de US$ 1,3 bilhão.
Leia também
O FMI afirmou que a adoção da divisa digital também cria riscos para estabilidade financeira e proteção de consumidores, além de impor dificuldades ao quadro fiscal.
Em setembro do ano passado, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como moeda local e exigiu que todas as empresas aceitassem o ativo como meio de pagamento. A medida foi celebrada por defensores da criptomoeda, mas economistas alertaram que o presidente Nayib Bukele não abordou as preocupações sobre os problemas que a divisa poderia trazer a uma economia de US$ 26 bilhões.
Publicidade
El Salvador, que atualmente está negociando um programa de ajuda financeira com o FMI, não consultou o fundo sobre seus planos de adotar o bitcoin, segundo pessoas familiarizadas com as negociações.
No ano passado, funcionários do FMI disseram a empresas de classificação de risco que um acordo com El Salvador estava próximo, mas as negociações pararam desde então, em parte por causa da decisão surpresa de Bukele de aprovar uma lei para tornar o bitcoin moeda de curso legal, mas também devido a medidas políticas que o governo dos EUA viu como um esforço de Bukele para consolidar o poder enfraquecendo as instituições e o Estzado de Direito.
Fonte: Dow Jones Newswires