• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Estou perdendo dinheiro na bolsa: vendo ou compro mais?

Informações são a chave para não se tornar "torcedor" de ações, em vez de investidor consciente

Por Luis Cláudio Freitas

03/03/2022 | 7:36 Atualização: 03/03/2022 | 7:36

Receba esta Coluna no seu e-mail
É preciso ter clareza quanto ao investimento para ser um bom investidor, e não um 'torcedor' | Foto: Envato
É preciso ter clareza quanto ao investimento para ser um bom investidor, e não um 'torcedor' | Foto: Envato

Que o mercado de renda variável é volátil você já sabe. Após o tombo do Ibovespa em março de 2020, muitos investidores tomaram a decisão de entrar ou de reforçarem suas posições em ações a fim de aproveitar a “liquidação” dos papéis e buscar ganhos mais consistentes nos meses que se seguiriam.

Leia mais:
  • Renda fixa: o que é e como você pode se beneficiar dela
  • O que você precisa saber para investir no exterior sem sair do Brasil
  • Está na hora de entrar na renda variável?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De lá para cá, tivemos uma série de fatores que impactaram – e ainda impactam – a performance do índice e dos papéis de maneira geral, seja em âmbito nacional ou global: a recuperação econômica, incertezas acerca da nova variante do coronavírus, o próprio dólar, ações do Banco Central para o controle da inflação e claro, a própria performance das empresas em seus mercados de atuação.

Em 2022 temos ainda um tempero extra: eleições presidenciais, que prometem mexer com o coração e bolso de todos os brasileiros.

Publicidade

A expectativa de um cenário positivo aliada à incerteza acerca do futuro pode gerar stress, pânico ou até mesmo noites mal dormidas e aqui, caro leitor, pode surgir a pergunta: “tomei minha decisão de investimento com base em informações sólidas e confiáveis. Como não foi possível prever que chegaríamos até aqui? ”. Se você se encontra nesta situação, esse texto poderá lhe auxiliar com informações relevantes para respirar e na sequência, seguir adiante.

Não quero chover no molhado, mas é sempre importante reforçar o conceito de renda variável: como o nome diz, é impossível prever com exatidão os rendimentos e patamar de preço do ativo no futuro. A dinâmica de preços é tão simples quanto a lei da oferta e da demanda: com mais gente comprando determinado papel, seu preço sobe.

Com mais gente vendendo, o preço cai. O aspecto mais sensível e que justamente traz a imprevisibilidade desse comportamento dos investidores é pautado por milhares de fatores como o cenário político nacional e internacional, cenário e perspectivas econômicas, inflação, cenário de juros e claro, o dólar – além de outras moedas.

A seguir, algumas perguntas que podem te auxiliar:

Será que o preço daquela ação vai subir e se recuperar?

Para responder a essa pergunta, é preciso ter bastante claro sua responsabilidade e consciência em relação ao seu investimento: você está no papel de um “torcedor” ou de “investidor”? Calma que eu explico! Investir seu recurso sem o devido cuidado ou critério, inclusive respeitando seu apetite a risco e capacidade financeira, pode se transformar na armadilha de torná-lo um “torcedor” de determinado papel ou empresa, movido muito mais pelo desejo e pela expectativa de que “dias melhores virão”, do que pelos fundamentos.

Publicidade

O investidor, ao contrário do torcedor, vai pautar sua decisão em informações sobre a empresa, seu setor de atuação, o contexto econômico sobre a qual a mesma está sujeita e claro, as projeções.

Para isso, é importante contar com o apoio especializado, como as análises realizadas por profissionais qualificados e certificados, que trarão uma visão geral da empresa e seu mercado de atuação, considerando as variáveis que podem impactar seu desempenho nos próximos meses.

Essas análises estão disponíveis, na maior parte dos casos, gratuitamente e em diferentes formatos, como relatórios, vídeos, lives e podcasts; a poucos cliques de distância, seja nas páginas das corretoras ou em suas redes sociais.

Com o preço da ação muito baixo, devo comprar mais para reduzir o custo médio?

Como vimos na questão anterior, é preciso entender os fundamentos da empresa, quais fatores podem impactar sua performance e, consequentemente, seu preço no futuro. Embora possa ser tentador usar parte da liquidez para reforçar a posição, comprando o ativo com preço mais baixo com o objetivo de reduzir o custo médio; uma operação deste tipo, sem que haja uma análise dos fatores que podem impactar a empresa ou o setor como um todo, pode aumentar ainda mais o possível prejuízo.

Devo me desfazer desse papel e substituí-lo por outro?

Mais uma vez, a informação de credibilidade e qualidade é sua melhor aliada, especialmente quando se trata de um investimento de longo prazo. Como comentei, boas análises – e também de diferentes casas e analistas – estão disponíveis em uma infinidade de formatos. Será que as variáveis e pontos de vista são os mesmos?

Para os investidores que buscam retornos através do “giro” de suas posições e do day trade, essa pode ser uma estratégia acertada, desde que a decisão seja tomada com critério e possíveis cenários, inclusive de perda, devidamente mapeados.

Publicidade

Por fim, a classe de ativos Renda Variável recebe esse nome justamente em função da imprevisibilidade, no momento da compra, dos rendimentos e/ou valorização que vai proporcionar ao longo do tempo. Dessa forma, sua maior aliada é a informação, abundante e de fácil acesso; somada a exposição máxima nessa classe de ativo dada pelo seu perfil de risco.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dicas financeiras
  • Renda variável
Cotações
02/10/2025 14h50 (delay 15min)
Câmbio
02/10/2025 14h50 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Itaú, Vale e Copel: veja as ações mais indicadas pelo mercado para investir em outubro

  • 2

    Dólar tem queda em setembro e amplia perdas no ano para 13,8%; qual a projeção para outubro?

  • 3

    Bitcoin encerra setembro com alta e shutdown nos EUA indica que outubro pode ser ainda melhor

  • 4

    Alta agressiva no radar: Tesouro IPCA+ pode chegar a 22% com ajuste nos juros

  • 5

    “Não entraria neste momento no S&P 500”, diz Dalton Gardimam, da Ágora

Publicidade

Quer ler as Colunas de Luis Cláudio Freitas em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o ChatGPT Business? Veja valores
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o ChatGPT Business? Veja valores
Imagem principal sobre o 7 cidades europeias ideais para quem quer viver bem gastando pouco
Logo E-Investidor
7 cidades europeias ideais para quem quer viver bem gastando pouco
Imagem principal sobre o Quanto custa construir uma casa de 100m² no nordeste do Brasil?
Logo E-Investidor
Quanto custa construir uma casa de 100m² no nordeste do Brasil?
Imagem principal sobre o Kevin Jonas quase perdeu toda a fortuna em investimento ruim; veja como evitar riscos parecidos
Logo E-Investidor
Kevin Jonas quase perdeu toda a fortuna em investimento ruim; veja como evitar riscos parecidos
Imagem principal sobre o Bolsa Família: CadÚnico desatualizado pode bloquear o benefício; saiba como regularizar
Logo E-Investidor
Bolsa Família: CadÚnico desatualizado pode bloquear o benefício; saiba como regularizar
Imagem principal sobre o 3 erros financeiros na aposentadoria que podem comprometer sua economia
Logo E-Investidor
3 erros financeiros na aposentadoria que podem comprometer sua economia
Imagem principal sobre o Seu Bolsa Família pode ser cancelado por causa desse erro; saiba mais
Logo E-Investidor
Seu Bolsa Família pode ser cancelado por causa desse erro; saiba mais
Imagem principal sobre o IPTU 2026: buracos na sua rua podem virar motivo de isenção; saiba mais
Logo E-Investidor
IPTU 2026: buracos na sua rua podem virar motivo de isenção; saiba mais
Últimas: Colunas
Boas pagadoras de dividendos distribuem todo trimestre? Coloquei a teoria do Luiz Barsi à prova
Katherine Rivas
Boas pagadoras de dividendos distribuem todo trimestre? Coloquei a teoria do Luiz Barsi à prova

O que pesa mais: pagamento trimestral ou fundamentos e modelo de negócios? 17 companhias mostram a resposta

01/10/2025 | 17h26 | Por Katherine Rivas
Capex em desaceleração: empresas da B3 cortam investimentos e indicam mudança de ciclo
Einar Rivero
Capex em desaceleração: empresas da B3 cortam investimentos e indicam mudança de ciclo

O ritmo dos investimentos das empresas começou a perder fôlego globalmente

01/10/2025 | 15h20 | Por Einar Rivero
OPINIÃO: Não acredite no discurso da Faria Lima versão 2.0 e o cenário claro do juros para o melhor ou pior
Vitor Miziara
OPINIÃO: Não acredite no discurso da Faria Lima versão 2.0 e o cenário claro do juros para o melhor ou pior

Cenário aponta para desaceleração econômica, queda da Selic e necessidade de alongar posições em renda fixa

30/09/2025 | 14h01 | Por Vitor Miziara
Renda fixa segue como porto seguro, mas agosto marca virada parcial nos fluxos
Marco Saravalle
Renda fixa segue como porto seguro, mas agosto marca virada parcial nos fluxos

Fuga de R$ 119 bilhões em fundos de risco em 2025; renda fixa lidera, mas sofre resgate inédito em agosto, enquanto multimercados voltam a atrair recursos

29/09/2025 | 15h03 | Por Marco Saravalle

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador