As preocupações com a guerra na Ucrânia seguem no radar, e nesse ambiente, as bolsas na Europa operam no campo negativo, em meio também à divulgação de números de crescimento do Reino Unido e do varejo alemão, além da taxa de desemprego da zona do euro. Nos Estados Unidos, os índices futuros das bolsas de Nova York exibem leve alta e os juros dos Treasuries estão em baixa, enquanto investidores aguardam dados econômicos do país, como o PCE (índice de preços de gastos com consumo) e eventuais comentários de dirigentes do Federal Reserve.
Já na Ásia, os mercados acionários fecharam em queda após o PMI industrial oficial chinês cair a 49,5 em março, indicando contração da atividade. Os contratos futuros do petróleo operam em forte baixa, apagando robustos ganhos da sessão anterior, após relatos de que o governo dos EUA está considerando liberar cerca de 1 milhão de barris de petróleo por dia de suas reservas estratégicas por vários meses.
Aqui no Brasil, a falta de tração no exterior e o temor com aumento de gastos públicos podem pressionar os ativos locais. A proposta de reajuste geral de 5% para todos os servidores do Executivo federal segue no radar e hoje o governo federal vai editar um novo Decreto para redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), passando de 25% para 33%. A contração da atividade na China e o forte recuo do petróleo também podem pesar no Ibovespa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Agenda econômica 31/03
Brasil: O IBGE informa a taxa de desemprego do trimestre até fevereiro (9h). O Tesouro faz leilão de LTN e NTNF (11h).
EUA: A agenda desta quinta-feira traz a divulgação da inflação ao consumidor medida pelo PCE nos EUA referente a fevereiro (9h30). Está prevista também uma reunião ministerial das nações que formam a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+), além dos pedidos de auxíliodesemprego (9h30), índice de atividade ISM de Chicago (10h45) e discurso do presidente do Fed de NY, John Williams (10h).
Europa: As vendas no varejo da Alemanha registraram alta de 0,3% em fevereiro ante janeiro, em termos reais. No critério nominal, o avanço foi de 0,6% em relação ao mês anterior. Em relação ao mesmo período de 2021, as vendas no setor varejista alemão avançaram 7,0% em fevereiro, em termos reais. Por sua vez, em termos nominais, o crescimento chegou a 11,0%.
Publicidade
O PIB do Reino Unido cresceu 1,3%, no quarto trimestre ante o anterior. Analistas previam avanço um pouco menor, de 1,0%. A atividade no Reino Unido teve alta de 7,4% em 2021, ante contração de 9,3% em 2020. A taxa de desemprego da zona do euro caiu de 6,9% em janeiro para 6,8% em fevereiro. O resultado de fevereiro ficou um pouco acima da expectativa de analistas que previam queda da taxa a 6,7%. O dado de janeiro foi revisado para cima, de 6,8% originalmente.