O Reino Unido definiu nesta segunda-feira um plano detalhado para explorar o potencial dos criptoativos e sua tecnologia blockchain para ajudar consumidores a fazerem pagamentos com mais eficiência.
Leia também
Como parte da criação de uma rede global de criptoativos, o ministro de serviços financeiros John Glen disse que o Reino Unido usará a legislação para regular algumas stablecoins, no cumprimento das regras de pagamento existentes.
Stablecoins são criptomoedas projetadas para ter um valor estável em relação às moedas tradicionais ou a uma mercadoria como ouro, para evitar a volatilidade que torna o bitcoin e outros tokens digitais impraticáveis para a maioria do comércio.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Todas as stablecoins que fazem referência a uma moeda fiduciária devem ser reguladas, disse o governo. “A abordagem garantirá a conversibilidade em moeda fiduciária ao par e sob demanda”, disse o Ministério das Finanças, acrescentando que o Banco da Inglaterra regularia as stablecoins “sistêmicas”.
Ainda neste ano, o Reino Unido fará consultas sobre regulamentos para um conjunto mais amplo de criptoativos como bitcoin, levando em consideração o consumo de energia do setor.
O “plano detalhado” do Reino Unido também desenvolverá o potencial do blockchain, incluindo seu uso para emitir títulos ou títulos do governo britânico.
Um sandbox regulatório será lançado pelo Banco da Inglaterra e pela FCA no próximo ano para testar o uso de blockchain na infraestrutura de mercado, disse Glen.
Publicidade
A Comissão de Direito considerará o status legal de organizações autônomas descentralizadas que usam blockchain, enquanto as implicações de cripto sobre impostos também serão estudadas, disse Glen.
“No geral, não achamos que o código tributário precisará de uma grande mudança para fazê-lo funcionar mais facilmente para as criptomoedas”, disse Glen.