Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em alta, com dados da região e de olho em BCE

O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,84%, a 460,10 pontos

Bolsas da Europa fecham em alta, com dados da região e de olho em BCE
Resultado das principais bolsas de valores da Europa. REUTERS
O que este conteúdo fez por você?
  • Dados de produção da zona do euro também apoiaram ganhos das bolsas, com o avanço mensal de 0,7% em fevereiro pelo indicador.

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quarta-feira. Os principais índices acionários foram impulsionados pelos resultados trimestrais de companhias do continente, além de dados da região. Falas de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) estiveram no radar. O avanço se deu apesar dos temores sobre a guerra na Ucrânia e pandemia da covid-19.

O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,84%, a 460,10 pontos.

Os resultados trimestrais de empresas europeias estiveram em destaque. A Heineken, por exemplo, saltou 5,15% em Amsterdã, depois de informar lucro líquido do primeiro trimestre mais de duas vezes maior que igual período do ano passado. Os papéis da Danone avançaram 5,76% em Paris, com resultados melhores que o esperado, assim como a ASML (+5,31%), também em Amsterdã.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O índice parisiense CAC 40 fechou com alta de 1,38%, a 6.624,91 pontos, e o londrino FTSE 100 teve ganho de 0,37%, a 7.629,22 pontos.

Dados de produção da zona do euro também apoiaram ganhos das bolsas, com o avanço mensal de 0,7% em fevereiro pelo indicador. Ainda entre indicadores, a balança comercial do bloco teve déficit de 9,4 bilhões de euros no mesmo mês, maior do que no anterior. Enquanto na Alemanha, o índice de preços ao produtor (PPI) saltou 30,9% em março, na base anual.

Em Frankfurt, o DAX subiu 1,47%, a 14362,03 pontos, e em Milão, o FTSE MIB avançou 1,11%, a 24.873,86 pontos.

A mineradora Rio Tinto (-4,75%) informou hoje ter embarcado menos minério de ferro de suas operações na Austrália nos três primeiros meses do ano, com desafios de novos projetos, em comparação há um ano. Analista-chefe de mercados da CMC MArkets, Michael Hewson observva que a covid-19 interferiu na capacidade de produção. “A gigante da mineração também alertou que o aumento da inflação causada pela invasão russa da Ucrânia e o ressurgimento de casos de covid provavelmente introduzirão riscos negativos às expectativas do mercado”, destacou. Em Londres, a AngloAmerican (-2,88%) e a Glencore (-3,12%) acompanharam o movimento.

Publicidade

Os papéis do Credit Suisse também caíram, com baixa de 1,48% em Zurique. O banco informou ter tido prejuízo no primeiro trimestre deste ano, dados os custos de litígio e perdas ligadas à Rússia. A previsão é que o resultado trimestral apresente cerca de US$ 212 milhões em receitas negativas.

Nas praças ibéricas, o PSI 20 ganhou 0,28%, a 6123,51 pontos, e o IBEX 35 teve alta de 0,87%, a 8.769,50 pontos, conforme dados preliminares.

No BCE, o membro do Conselho Martins Kazaks considerou que uma alta nos juros básicos é possível na reunião de julho, em meio aos riscos “significativos” de inflação. Já o dirigente Joachim Nagel disse ser contra qualquer aumento “precipitado” na taxa básica de juros e espera que tal movimentação se dê no terceiro trimestre deste ano.

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>