- Jogos NFT abrem caminho para novas experiências em games e movimentaram mais de US$ 5 bilhões no ano passado, cerca de 30% de todo o volume gerado pelo mercado de NFT
- Games na blockchain podem representar risco para o investidor, principalmente se o modelo de financiamento depender exclusivamente da entrada de novos jogadores. Por isso, é necessário cautela na hora de comprar ativos dentro dos jogos.
Os jogos de tokens não fungíveis (NFT) movimentaram US$ 5,17 bilhões em 2021 segundo dados de relatório do L’Atelier BNP Paribas e NonFungible.com. O valor representa 29,3% de todo o volume do mercado de NFT e supera, inclusive, o setor de artes.
Leia também
Essa comunidade de games na blockchain envolve 112 plataformas, com mais de 1,8 milhão de carteiras ativas. Mas como se ganha dinheiro com jogos NFT e quais são os riscos?
Entenda o que é play-to-earn
Os jogos NFT, ou GamesFi, misturam games, finanças, NFTs e blockchain. O modelo mais conhecido no setor é o “play-to-earn” (jogar para ganhar). À medida que os jogadores avançam, recebem criptoativos.
No início dos games, os jogadores tinham que pagar para jogar em fliperamas ou comprar aparelhos e cartuchos. Décadas depois, foi criado o modelo “free-to-play” (gratuitos para jogar), que monetiza o jogo por meio de anúncios e vendas de bens digitais, controlados pelo desenvolvedor.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já o modelo play-to-earn faz parte do movimento de descentralização conhecido como “Web3”, que deu origem a experiências de jogo com economias do mundo real e incentivos para novos jogadores.
Como ganhar dinheiro com NFT?
Além de permitir que os usuários ganhem dinheiro enquanto jogam, os jogos NFT oferecem a oportunidade de vender itens e ativos adquiridos dentro do game para outros colecionadores e jogadores, até mesmo fora da plataforma em que foram criados. Com o aumento dos usuários ativos e engajados, esses tokens tendem a valorizar.
Isso possibilita um ganho para quem investe nesse segmento e também é o principal método de financiamento dos games. “O produtor tem o controle de emissão ou detém uma quantidade muito grande desses tokens e pode ir se desfazendo deles para cobrir os custos de desenvolvimento”, comentou Braian Elesbão, especialista em criptomoedas.
A maioria dos desenvolvedores de jogos baseados em blockchain tende a liberar seus tokens antes mesmo de ter uma plataforma funcional. Os NFTs são vendidos publicamente para arrecadar fundos para o desenvolvimento do jogo.
Após a venda pública, eles geralmente lançam o jogo em estado inicial para avaliar a jogabilidade. Conforme o desenvolvimento do game, o valor dos ativos pode crescer, transformando os jogos NFT em investimentos. A abordagem difere do desenvolvimento de jogos convencionais, no qual a maioria dos títulos é lançada em uma forma totalmente desenvolvida.
Quais são os riscos dos jogos NFT?
Antes de começar a jogar, os usuários precisam ter uma carteira digital para armazenar os tokens. Para participar de muitos jogos NFT, é necessário também pagar uma taxa de inscrição ou comprar um pacote inicial de itens, como no caso do Axie Infinity.
“Apesar de serem muitas vezes gratuitos, em algum momento os usuários sempre encontram alguma dificuldade e são incentivados a comprar terrenos, armas e vestimenta do seu personagem”, explicou Elesbão. Esses itens podem ser vendidos e também gerar recurso financeiro.
Publicidade
Existem inúmeros riscos do investimento em jogos NFT, desde o hacker na rede até a má-fé dos criadores, mas o principal risco é a perda de interesse no game. “Isso gera uma reação em cadeia na qual os usuários buscam liquidez, vendendo seus ativos e fazendo que o valor dos tokens e NFTs tenham uma desvalorização muito acentuada”, explicou o especialista.
Como o sistema de remuneração pode depender exclusivamente de novos entrantes, isso pode levar o jogo ao fracasso. Em algum momento, os recursos podem ficar escassos e a confiança dos usuários ser abalada.
“É necessário seguir a premissa básica dos investimentos em criptomoedas: só invista aquilo que você pode perder”, aconselhou Elesbão. Com a alta volatilidade inerente a esse mercado, o investidor que não estiver preparado pode arruinar a sua vida financeira.