• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Por que a guerra contra a Ucrânia está turbinando os lucros da Rússia

O país agora está entregando seus produtos agrícolas em um ritmo mais veloz do que no ano passado

Por E-Investidor

01/06/2022 | 17:28 Atualização: 01/06/2022 | 17:39

China quer ser mediadora de paz entre Ucrânia e Rússia, EUA abraçam a ideia. Foto: AP
China quer ser mediadora de paz entre Ucrânia e Rússia, EUA abraçam a ideia. Foto: AP

(Aine Quinn, WP Bloomberg) – Ao mesmo tempo em que intensifica a crise alimentar global, a guerra da Rússia contra a Ucrânia colocou o país invasor entre os maiores beneficiados da confusão que ele mesmo ajudou a criar.

Leia mais:
  • Putin diz que Ocidente não conseguirá isolar a Rússia
  • Musk é processado por investidores do Twitter
  • Ações populares em queda livre: quais delas vale a pena comprar
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A guerra impediu as exportações de grãos da Ucrânia pelo mar, deixando de fornecer suprimentos vitais para países da Somália ao Egito. A interrupção, agravada pelo clima quente e pelas secas que estão prejudicando as colheitas de trigo em outras partes do mundo, fez os preços dos grãos subirem para níveis quase recordes e está ameaçando causar fome em partes do Oriente Médio e no norte da África.

A Rússia continuou a exportar seu trigo, agora a um preço mais alto, encontrando compradores interessados e arrecadando mais por tonelada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O país também espera uma safra excelente de trigo na próxima temporada, sugerindo que continuará lucrando com a situação.

Os preços globais do trigo aumentaram mais de 50% este ano e o Kremlin arrecadou US$ 1,9 bilhão em receitas com impostos de exportação de trigo nesta temporada, segundo estimativas da SovEcon, consultoria agrícola de Moscou.

“Isso é usar comida como arma de guerra por meio da influência global, em vez de atacar diretamente uma população”, disse Tim Benton, diretor de pesquisa para riscos emergentes da organização sem fins lucrativos Chatham House, referindo-se aos comentários russos de que o país só desbloquearia o porto ucraniano de Odessa se as sanções fossem retiradas. “Do ponto de vista político, estamos em uma espécie de novo terreno por causa da importância dos mercados de grãos.”

Ao bloquear os portos da Ucrânia, a Rússia forçou o país a tentar enviar grãos por terra, o que teve como resultado exportações de apenas aproximadamente um quarto de seu potencial de volume habitual.

Publicidade

“A não abertura dos portos é uma declaração de guerra à segurança alimentar global”, disse David Beasley, chefe do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, no Fórum Econômico Mundial em Davos na segunda-feira. Beasley disse que a falta de acesso a alimentos talvez levasse milhões de pessoas a migrar.

Cada aumento de 1% na fome resulta em um aumento de 2% na migração, disse ele, destacando que 49 milhões de pessoas estavam “batendo à porta da fome” em 43 países. “Esses são os 43 países com os quais devemos estar extremamente preocupados e que provocarão desestabilização e migração em massa se não nos anteciparmos a isso”, disse ele.

A Rússia e a Ucrânia são os principais fornecedores de trigo e óleo de girassol do mundo. A Ucrânia também está entre os seis maiores exportadores de milho, frango e mel. E costumava enviar milhões de toneladas de grãos por ano através do Mar Negro, obtendo cerca de 10% de seu produto interno bruto dos setores agrícola e de alimentos. Os dois estão entre os poucos países do mundo que exportam grandes volumes de alimentos que cultivam para muitos países.

Embora a Rússia tenha se deparado com alguns problemas de curta duração imediatamente após a invasão, o país agora está entregando seus produtos agrícolas em um ritmo mais veloz do que no ano passado – com operadores internacionais como a Viterra e a Cargill ainda realizando o transporte das mercadorias. E até mesmo enviou alguns produtos para Israel, que compra com frequência da Ucrânia, de acordo com a AgFlow.

Publicidade

Os carregamentos russos de trigo para a temporada de 2021-22 totalizaram 34,1 milhões de toneladas na semana passada, uma redução de 11% em relação ao ano anterior, informou a Interfax.

A Rússia também afastou um concorrente importante, disse Hugo Boudet, analista da AgFlow, observando que entre 1º de abril e 23 de maio, a Rússia aumentou de forma significativa seus carregamentos de grãos para países como Turquia e Irã, em comparação com o ano passado. “A Ucrânia tem sido o principal concorrente”, disse ele. “Juntando tudo isso, a Rússia tem uma grande vantagem nessa área devido à menor concorrência” e à redução da produção agrícola em 2022 no Oriente Médio e no norte da África. “Muitas pessoas falam a respeito das proibições de produtos russos, mas a realidade é que esses países importadores não adotaram nenhuma ação direta contra produtos agrícolas da Rússia.”

As tendências atuais provavelmente continuarão no futuro próximo. Na Ucrânia, os agricultores estão plantando para a próxima temporada sob a ameaça de bombas e até mesmo retirando cadáveres de suas terras. Já a Rússia deverá colher uma safra recorde na nova temporada graças ao bom tempo. Em contrapartida, outros grandes fornecedores de trigo, dos EUA à Europa Ocidental, estão passando por secas que ameaçam suas colheitas.

A Rússia também teve a predominância dos envios de óleo de girassol desde o início da guerra, depois que as exportações da Ucrânia pelo mar foram interrompidas.

Publicidade

“A comida, segundo a perspectiva da Rússia, se torna um setor econômico no qual ela tem influência política e econômica”, disse Benton, da Chatham House. “Nos próximos anos, é possível imaginar a Rússia dizendo, nós cultivamos muitos grãos, nós os daremos a você, caso nos apoie.”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia está roubando os grãos ucranianos nas regiões ocupadas. Dois comerciantes ucranianos disseram que os militares russos confiscaram grãos e mercadorias em áreas ocupadas. O Egito se recusou a permitir que um carregamento de trigo ucraniano sem documentação desembarcasse em seus portos.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, concordou que uma crise alimentar está sendo criada, mas pôs a culpa “naqueles que impuseram sanções contra nós e nas próprias sanções que estão em vigor”. As sanções dos EUA e da Europa não miram explicitamente nas exportações de alimentos, mas algumas medidas bancárias tornaram o acesso a recursos financeiros mais complicado.

O custo do seguro e do transporte de grãos russos cresceu após a invasão devido às sanções, e os riscos de navegar no Mar Negro, onde alguns navios foram atingidos por bombardeios no início da guerra, aumentaram.

Publicidade

Enquanto os cofres russos estão ficando recheados com as receitas da exportação de commodities, seus cidadãos também sofrem com os rápidos aumentos dos preços dos alimentos. A Rússia pode ser autossuficiente em matérias-primas como grãos e açúcar, mas depende de importações para tudo, desde embalagens a alimentos processados e aromas e ingredientes essenciais.

Empresas estrangeiras, da Nestlé a Unilever, abandonaram suas operações ou as limitaram na Rússia após a invasão. Uma onda inicial de compras motivadas pelo pânico após o início da guerra talvez tenha perdido força, mas a inflação dos alimentos está no nível mais alto desde pelo menos 2004.

Natalia Drozdiak contribuiu com a reportagem./TRADUÇÃO DE ROMINA CÁCIA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Commodities
  • Conteúdo E-Investidor
  • Inflação
  • Rússia
Cotações
03/12/2025 10h03 (delay 15min)
Câmbio
03/12/2025 10h03 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Novo imposto sobre renda na Bolsa atrai investidor para ETFs de dividendos; veja o que gestoras e analistas projetam para 2026

  • 2

    Tecnologia cripto vai salvar o dólar do ataque dos BRICs – e Trump sabe disso, diz CEO da Hashdex

  • 3

    Ibovespa 2026: Morgan Stanley projeta 200 mil pontos; veja o que dizem Bradesco Asset e UBS BB

  • 4

    Vale Day 2025: os pontos-chave para decidir se investir na mineradora faz sentido

  • 5

    Ibovespa hoje: CVC (CVCB3) lidera altas e Vamos (VAMO3) salta com recomendação do BTG; só 5 ações caem

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quem deve pagar o IPVA: comprador ou vendedor?
Logo E-Investidor
Quem deve pagar o IPVA: comprador ou vendedor?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS: qual número final do cartão previdenciário recebe hoje (03)?
Logo E-Investidor
13º salário do INSS: qual número final do cartão previdenciário recebe hoje (03)?
Imagem principal sobre o Como solicitar o parcelamento da conta de luz?
Logo E-Investidor
Como solicitar o parcelamento da conta de luz?
Imagem principal sobre o Resultado da Lotofácil: NOVO HORÁRIO; veja quando saem números dos R$ 5 milhões hoje (02)
Logo E-Investidor
Resultado da Lotofácil: NOVO HORÁRIO; veja quando saem números dos R$ 5 milhões hoje (02)
Imagem principal sobre o Financiamento de carro particular: como funciona?
Logo E-Investidor
Financiamento de carro particular: como funciona?
Imagem principal sobre o BTV caiu? Veja as melhores alternativas legais em 2025 – seguras, baratas e aprovadas pela Anatel
Logo E-Investidor
BTV caiu? Veja as melhores alternativas legais em 2025 – seguras, baratas e aprovadas pela Anatel
Imagem principal sobre o Ficou milionário? Aprenda a proteger o seu patrimônio
Logo E-Investidor
Ficou milionário? Aprenda a proteger o seu patrimônio
Imagem principal sobre o Energia solar diminui a conta de luz?
Logo E-Investidor
Energia solar diminui a conta de luz?
Últimas: Comportamento
Nove em cada dez empresas usam IA generativa para aumentar eficiência, diz pesquisa
Comportamento
Nove em cada dez empresas usam IA generativa para aumentar eficiência, diz pesquisa

Estudo do MIT Technology Review Brasil mostra que companhias observam ganhos reais com esse tipo de ferramenta, mas esbarram em lacunas de capacitação, governança e estratégia

02/12/2025 | 15h15 | Por Aramis Merki II
Flamengo x Palmeiras: confira valores de ingressos, viagens, salários e o prêmio milionário da final da Libertadores 2025
Comportamento
Flamengo x Palmeiras: confira valores de ingressos, viagens, salários e o prêmio milionário da final da Libertadores 2025

Números da final revelam a impacto econômico da Libertadores, com pacotes de viagem inflacionados, salários milionários e uma premiação que pode render mais de R$ 200 milhões ao vencedor

29/11/2025 | 05h00 | Por Igor Markevich
Geração Z troca o escritório por trabalho como babá de luxo e fatura até R$ 800 mil por ano
Comportamento
Geração Z troca o escritório por trabalho como babá de luxo e fatura até R$ 800 mil por ano

Demissões em massa, avanço da IA e aumento de milionários abrem espaço para migração inédita de jovens para servir os ultra-ricos

27/11/2025 | 17h29 | Por Nino Paoli, da Fortune
Brasileiros querem se aposentar aos 62 anos com renda de R$ 22 mil, revela pesquisa da XP
Comportamento
Brasileiros querem se aposentar aos 62 anos com renda de R$ 22 mil, revela pesquisa da XP

Levantamento com 180 mil investidores mostra ambições mais altas para a aposentadoria e reforça a importância do planejamento financeiro de longo prazo

27/11/2025 | 11h13 | Por Gabriel Cillo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador