Publicidade

Tempo Real

Metais: ouro fecha em alta, após PIB dos EUA

O PIB dos EUA registrou contração de 0,9%, o que deu fôlego ao metal

Metais: ouro fecha em alta, após PIB dos EUA
Foto: Evanto Elements

Os contratos futuros de ouro fecharam em alta nesta quinta-feira, após o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre apontar para recessão técnica nos Estados Unidos. O dado reforçou expectativas por redução no ritmo de aperto monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que ontem subiu juros em 75 pontos-base.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para dezembro, agora o mais líquido, encerrou a sessão com ganho de 1,82%, a US$ 1.769,20 a onça-troy.

O PIB dos EUA registrou contração de 0,9% no segundo trimestre deste ano, em termos anualizados, de acordo com a primeira leitura do indicador divulgada pelo Departamento do Comércio do país hoje. O número contrariou a mediana de previsões de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que sugeria crescimento de 0,4%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Como a atividade econômica recuou 1,6% nos três primeiros meses do ano, a maior economia do planeta teve dois trimestres consecutivos de retração, um critério normalmente utilizado por economistas para definir uma recessão técnica.

Ontem, no entanto, após decisão monetária, o presidente do Fed, Jerome Powell, já disse que não enxerga sinais de uma recessão em curso no país. O banqueiro central não descartou a possibilidade de um novo aumento de juros “incomumente alto”, mas indicou que o ritmo de aperto poderá ser atenuado.

A declaração repercutiu nas expectativas de investidores para a política monetária: segundo plataforma de monitoramento do CME Group, as chances de uma elevação de 50 pontos-base atingiu 80% hoje, de 60,5% ontem. A leitura do PIB deu ainda mais força a essa precificação.

O quadro deu fôlego às cotações de metais. “O ouro parece que pode continuar a se estabilizar agora que Wall Street está começando a se convencer de que talvez precisemos ver apenas mais três aumentos nas taxas do FOMC Comitê Federal de Mercado Aberto antes do fim do ciclo de aperto”, explica o analista Edward Moya, da Oanda.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>