(Ilana Cardial, Estadão Conteúdo) – Economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Huw Pill disse estar confiante de que a instituição monetária será capaz de trazer inflação britânica de volta à meta de 2% no médio prazo. Em sessão de perguntas e respostas virtual, organizada pelo BoE, Pill destacou que as medidas adotadas agora pelo banco devem ter impacto futuro sobre os preços.
Leia também
Ainda que os preços de energia passem rapidamente para a inflação, o aperto monetário deve levar algum tempo para ter efeito, afirmou. “Não podemos controlar preços imediatamente”, disse Pill.
Na avaliação do economista, o crescimento dos salários está “bastante rápido” agora no Reino Unido e uma melhoria consistente nesse ponto seria uma exemplo de que as ações do BoE estão sendo bem sucedidas. Questionado sobre a meta de 2%, Pill reafirmou que se ancorar em tal objetivo é essencial em meio à escalada de inflação. “Agora é o momento de apostar nos 2%, não de abandona-los”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Pill também reiterou a importância da independência da instituição monetária e afirmou que governos estão sujeitos a pressões políticas e eleitorais, enquanto o banco central adota “decisões difíceis”.