O que este conteúdo fez por você?
- Os pagamentos estavam previstos para iniciar no próximo ano, mas com a venda de bens a empresa conseguiu antecipar os pagamentos
- Os depósitos devem acontecer até o dia 15 de setembro por meio de um intermediário parceiro
- Os clientes contemplados nesta primeira etapa são aqueles que solicitaram saques até o dia 25 de julho
A Bluebenx deve iniciar os pagamentos dos clientes que tiveram suas contas bloqueadas até o dia 15 de setembro. Segundo a fintech de criptomoedas, nesta primeira leva serão contemplados os usuários que tinham solicitado os saques dos seus recursos até o dia 25 de julho. O pagamento será feito a partir da venda de bens e dos sistemas da companhia.
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Nas últimas semanas, a empresa foi acusada de fraude por investidores que estavam impossibilitados de realizar movimentações em suas contas. Após as denúncias, a Bluebenx informou que foi vítima de golpe. Relembre o caso nesta reportagem.
Nesta primeira etapa de quitação, cerca de 150 clientes dos 404 que solicitaram resgate até o dia 25 de julho serão restituídos com o valor máximo de R$ 2 mil. Os usuários que entraram com uma ação na Justiça não serão contempladas no plano de reestruturação da empresa. Neste caso, a situação será resolvida nos tribunais.
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“A empresa tinha programado a elaboração da reestruturação no prazo de 180 dias, mas felizmente vamos conseguir iniciar os pagamentos em pouco mais de um mês. Isso reforça a nossa sinalização ao mercado de que estamos extremamente empenhados em honrar todos os compromissos de uma maneira ágil e transparente”, detalha Roberto Cardassi, CEO da BlueBenx.
Como as contas da empresa estão bloqueadas pela Justiça desde sexta-feira (19), os pagamentos serão realizados por meio de um intermediário parceiro.
Entenda o caso
No mês de julho, os clientes da Bluebenx foram impedidos de realizar saques na plataformas. A situação gerou revolta entre os usuários que a acusaram a companhia de aplicar uma fraude diante da ausência de esclarecimentos. Nas primeiras semanas de agosto, diversas denúncias no site Reclame Aqui foram publicadas à respeito do caso.
“Simplesmente não consigo contato com ninguém da BlueBenx, nem telefone nem whatsapp. O único funcionário ao qual eu tinha contato (diretor de Novos Negócios) informa ter sido desligado da empresa”, denunciou um cliente.
Na última semana, a Bluebenx se pronunciou e alegou que foi vítima de um golpe financeiro. Segundo comunicado, os criminosos teriam se passado de representantes de uma exchange para a negociação de listagem do token da plataforma, o Benx.
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“Os supostos representantes exigiram um pagamento de US$ 200 mil, além do envio de 25 milhões de unidades do token Benx como requisito para listar o ativo na empresa de comércio e negociação de criptoativos”, afirmou a companhia.
O pagamento foi realizado assim como o envio dos tokens. O problema é que os supostos falsos representantes teriam captado os valores e realizado milhares “de transações de retiradas de liquidez nos pools onde a empresa mantinha seu token listado na DeFi”. A medida ocasionou um escoamento, em questão de minutos, de toda liquidez dos ativos investidos no BlueBenx Finance.
Para garantir a segurança dos investidores e buscar soluções para o problema, funcionários que tinham acesso privilegiado às contas da empresa foram demitidos e a sede física foi fechada para a liquidação das dívidas.