- Nas últimas semanas, clientes da empresa informaram que suas contas foram bloqueadas
- Alguns usuários tentaram entrar em contato com a empresa, mas não conseguiram ter retorno
- Em nota, a Bluebenx informou que os clientes poderão resgatar suas aplicações em 2023
A Bluebenx, empresa de criptomoedas, se manifestou após ser acusada de fraude por usuários, por meio de comunicado divulgado nesta quinta-feira (18), ao alegar que foi vítima de um golpe financeiro.
Leia também
Nas últimas semanas, vários clientes da plataforma denunciaram no site Reclame Aqui bloqueio das suas contas, impedindo o saque dos seus recursos, além da ausência de um esclarecimento sobre o acontecimento.
Por meio de nota, a Bluebenx informou que a empresa foi alvo de golpistas no último mês de julho. Os criminosos teriam se passado de representantes de uma exchange para a negociação de listagem do token plataforma, o Benx.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Os supostos representantes exigiram um pagamento de US$ 200 mil, além do envio de 25 milhões de unidades do token Benx, como requisito para listar o ativo na empresa de comércio e negociação de criptoativos”, esclareceu a companhia.
O pagamento foi realizado, assim como o envio dos tokens. O problema é que os falsos representantes teriam captado os valores e realizado milhares “de transações de retiradas de liquidez nos pools onde a empresa mantinha seu token listado na DeFi”.
A medida ocasionou um escoamento, em questão de minutos, de toda liquidez dos ativos investidos no BlueBenx Finance.
Como a BlueBenx vai contornar a situação?
Para buscar soluções ao problema e garantir a segurança dos investidores, a empresa decidiu demitir parte dos colaboradores e fornecedores que possuíam acesso privilegiado, como forma de limitar o acesso às contas. No atual momento, a empresa conta com apenas 11 funcionários.
“Essa decisão ocorreu para que o Comitê de Gestão de Crise pudesse efetuar diligências de investigação de processos internos e externos sem quaisquer conflitos de interesse”, ressaltou.
Além disso, a empresa fechou as atividades da sua sede física e realizou a venda de bens para cumprir com suas obrigações legais e contratuais com os clientes.
Publicidade
“A BlueBenx também esclarece que dentre os seus mais de 25 mil clientes, apenas 2.500 foram afetados pelo golpe sofrido. O plano de recuperação prevê que esses clientes poderão resgatar suas aplicações a partir de 2023”, informou.
O que dizem os clientes?
Nas últimas semanas, vários usuários da plataforma Bluebenx denunciaram o bloqueio das suas contas na plataforma e cobraram um posicionamento da empresa.
No site Reclame Aqui, um cliente fala sobre ausência de um retorno por parte da empresa sobre os problemas nas contas.
“Simplesmente não consigo contato com ninguém da BlueBenx, nem telefone nem whatsapp. O único funcionário ao qual eu tinha contato (diretor de Novos Negócios) informa ter sido desligado da empresa”, denunciou o cliente.
Outro detalhou que havia solicitado o resgate do seu saldo no dia 13 de julho deste ano e que a empresa teria informado que o saque seria realizado no quinto dia útil deste mês de agosto. No entanto, a retirada dos recursos não aconteceu conforme o previsto.
“No dia 12/08 recebi um email dizendo que as operações seriam congeladas. Consegui solicitar transferência/pix para minha conta de outro banco depois de muitas tentativas. Porém, até agora o dinheiro não caiu e não consigo entrar em contato por telefone, fico na espera e ninguém atende. Já cheguei a esperar 50 min na linha sem sucesso”, afirmou.
Publicidade