(Eduardo Laguna e Lorenna Rodrigues, Estadão Conteúdo) – O ministro da Economia, Paulo Guedes, aproveitou uma palestra proferida hoje em Porto Alegre (RS) para cobrar a devolução de dinheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos cofres do Tesouro.
Leia também
“O BNDES está devendo uma pedalada para nós, ainda quero despedalar”, disse Guedes ao proferir palestra em evento organizado pela Associação da Classe Média (Aclame). O ministro evitou criticar o presidente do banco de fomento, Gustavo Montezano, a quem chamou de “extraordinário”, porém observou que a máquina não devolve recursos.
Durante o evento, Guedes repetiu também diversas vezes a avaliação de que o Brasil engatou um ciclo de crescimento – que, segundo ele, deve ser longo – dessincronizado do restante do mundo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em meio à campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) pela reeleição, o ministro repetiu ainda a empresários gaúchos que acompanharam o evento no teatro da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) a promessa de finalmente lançar a Carteira Verde Amarela para reduzir os encargos trabalhistas nas contratações.
Repetindo que os encargos trabalhistas são armas de destruição de empregos em massa, Guedes considerou que o governo precisa reduzir os impostos, “muito altos”, pagos pelas empresas.