• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

4 formas de transformar influência em dinheiro, segundo GKAY

Influenciadora furou a bolha ao promover uma festa de famosos e agora dá dicas de empreendedorismo

Por Luíza Lanza

03/09/2022 | 3:30 Atualização: 03/09/2022 | 8:58

A empresária e influenciadora Gessica Kayane, a Gkay, durante o FIRE Festival, evento promovido pela Hotmart (Foto: BS Fotografias)
A empresária e influenciadora Gessica Kayane, a Gkay, durante o FIRE Festival, evento promovido pela Hotmart (Foto: BS Fotografias)

Durante os três dias da “Farofa da GKAY”, é quase impossível navegar na internet sem se deparar com alguma notícia sobre o evento anual. A festa da influenciadora Gessica Kayane, que ocorre desde 2017, é conhecida por reunir centenas de famosos com milhões de seguidores nas redes sociais.

Leia mais:
  • Gloria Groove: saiba como a cantora transformou arte em negócios
  • Marketing digital: o que é e como ganhar dinheiro nesse mercado?
  • ‘Shark Tank Brasil’: empreendedorismo ou investimento?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O evento levou a paraibana a furar a bolha da internet, onde tem 20 milhões de seguidores somente no Instagram, e se tornar uma celebridade.

A Farofa virou uma vitrine de marcas, produtos e, claro, pessoas: muitas marcas querem atrelar suas imagens à festança que, em 2021, custou R$ 2,8 milhões, pagos do bolso da própria influenciadora. “O retorno para mim é imensurável, não dá para medir apenas em dinheiro; é mídia produzida, marcas que me procuram”, disse GKAY em sua participação no FIRE Festival nesta quinta-feira (1).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O evento também contou com a participação da artista Gloria Groove, que contou como transformou sua arte em negócios.

No evento promovido pela startup Hotmart, em Belo Horizonte, a atriz e influenciadora falou sobre os negócios na “creator economy”, o mercado alimentado por criadores de conteúdo na internet. GKAY conta que, apesar de ter desistido de duas faculdades, nunca largou os estudos e que leva os ensinamentos do marketing digital para sua carreira.

Além das redes sociais, onde publica vídeos de humor e os famosos “publis”, GKAY também é atriz e empreendedora. No posto de uma das maiores influencers do Brasil, ela dá dicas de como transformar a influência na internet em dinheiro.

1. Seja você mesmo

Pode parecer bobagem, mas, para a GKAY, a melhor forma de começar a se destacar em um mercado cheio de pessoas é sendo fiel a você mesmo. Ela própria não gosta de se definir em uma coisa só, afirmou no evento da Hotmart.

“A minha dica para quem está começando é passar a sua verdade. Não existe fórmula mágica, mas as pessoas na internet querem saber quem você é, se aquilo que você está falando ou mostrando condiz com o que você faz”, disse.

Publicidade

Na visão da influenciadora, a internet é uma ferramenta importante para aproximar as pessoas. “Se você acredita na sua ideia, faça as outras pessoas acreditarem também”, aconselha.

2. Mostre os produtos como eles são

Com seguidores cada vez mais próximos das marcas, as redes sociais funcionam como uma estratégia cada vez mais importante para vendas. Esse modelo de negócio permite atrair consumidores ao mostrar facetas variadas de um mesmo produto, além de sua utilidade na prática e no dia a dia das pessoas. Coisas que a publicidade tradicional na TV ou na revista, por exemplo, pode não conseguir.

GKAY dá um exemplo: sua marca de roupas, a GYKA, vende muito mais quando a influenciadora publica nas redes vídeos de seus parentes e amigos utilizando as peças. “As pessoas querem ver como essa roupa é vestida, em qual ocasião ela é usada”, explica.

3. Se alie aos influenciadores

Outra coisa que a creator economy trouxe para o jogo foi a utilização de influenciadores como vitrines das marcas. Seja em um post no feed ou em stories, criadores de conteúdo digital cobram valores altos para divulgar os produtos, fazendo com que seus seguidores sejam influenciados a consumir.

Para GKAY, não adianta mais que as marcas lutem contra essa tendência; é preciso se aliar a ela. E fazer isso de uma forma menos “engessada”, para transmitir mais verdade na publicidade.

“As marcas ainda não entenderam o que é o influenciador e a forma como a gente trabalha. A publicidade ainda é fechada demais, mas não adianta, o nosso público quando vê um storie travado e com discurso pronto, já sabe que aquilo não é verdade”, explica.

Publicidade

Briefings que deem maior liberdade ao criador de conteúdo, para que ele possa adaptar a publicidade ao seu público, funcionam melhor. “Não faz sentido, por exemplo, uma publi de cerveja em plena segunda-feira à tarde, quando as pessoas estão trabalhando”, diz.

4. Não seja ofensivo

Não é raro ver influenciadores no centro de polêmicas causadas por falas mal colocadas e até mesmo preconceituosas. Isso não somente afasta os seguidores, como também as marcas. A influenciadora e humorista usou seu espaço no FIRE Festival para defender que, se algo ofende alguém, não é humor. Para GKAY, não há mais espaço para esse tipo de conteúdo e influência negativa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • dinheiro
  • Empreendedorismo
  • Influencer
  • negócios
  • Vendas
Cotações
04/11/2025 19h04 (delay 15min)
Câmbio
04/11/2025 19h04 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Crises de Braskem (BRKM5) e Ambipar (AMBP3) fazem bonds brasileiros derreterem até 70%; entenda o risco e quem é afetado

  • 2

    Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários

  • 3

    Carteiras de dividendos de novembro mantêm foco em bancos e energia

  • 4

    Documento contradiz Ambipar sobre culpa de ex-CFO no processo de recuperação judicial

  • 5

    Lucro líquido ajustado da Embraer tomba 76,4% no terceiro tri deste ano; veja os detalhes

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS: saiba como simular um empréstimo com o saldo
Logo E-Investidor
FGTS: saiba como simular um empréstimo com o saldo
Imagem principal sobre o Quais são os feriados nacionais de novembro de 2025?
Logo E-Investidor
Quais são os feriados nacionais de novembro de 2025?
Imagem principal sobre o INSS: além do idoso titular, quem mais pode sacar benefício dos aposentados?
Logo E-Investidor
INSS: além do idoso titular, quem mais pode sacar benefício dos aposentados?
Imagem principal sobre o Quando começa a Black Friday de 2025? Veja data
Logo E-Investidor
Quando começa a Black Friday de 2025? Veja data
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do Phishing
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do Phishing
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são as chances de ganhar no Especial de Natal?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar no Especial de Natal?
Imagem principal sobre o Qual o retorno de investir o FGTS na renda fixa?
Logo E-Investidor
Qual o retorno de investir o FGTS na renda fixa?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: aumento de renda faz família deixarem o programa
Logo E-Investidor
Bolsa Família: aumento de renda faz família deixarem o programa
Últimas: Comportamento
Maioria dos brasileiros não busca apoio profissional para finanças pessoais, aponta pesquisa
Comportamento
Maioria dos brasileiros não busca apoio profissional para finanças pessoais, aponta pesquisa

Os dados mostram um potencial de crescimento expressivo para o setor, segundo a Planejar

04/11/2025 | 12h23 | Por Bruna Camargo
Maioria dos brasileiros diz ser planejada, mas falha em requisitos básicos de finanças, aponta pesquisa
Comportamento
Maioria dos brasileiros diz ser planejada, mas falha em requisitos básicos de finanças, aponta pesquisa

A pesquisa sobre planejamento financeiro ouviu duas mil pessoas em todo o Brasil, em julho deste ano

04/11/2025 | 12h00 | Por Bruna Camargo
Sócio-torcedor do Vitória: quanto se economiza fazendo parte do programa do rubro-negro baiano
Comportamento
Sócio-torcedor do Vitória: quanto se economiza fazendo parte do programa do rubro-negro baiano

Programa oferece descontos em ingressos e benefícios dentro e fora do Barradão

03/11/2025 | 08h30 | Por Rafaela Navarro
Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários
Comportamento
Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários

Estudo também descobriu que o trabalho remoto é agora a nova norma; veja os destaques

02/11/2025 | 05h30 | Por Kit Eaton, da Fortune

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador