(Daniela Amorim, Estadão Conteúdo) — O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 1,2 ponto na passagem de julho para agosto, para 82,3 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o IAEmp avançou 0,5 ponto.
Leia também
“O IAEmp voltou a subir em agosto, compensando a queda no mês passado e sugerindo continuidade de recuperação do mercado de trabalho. Ainda é preciso cautela pelo patamar baixo que o indicador se encontra, mas a sinalização para os próximos meses é positiva. O ritmo de recuperação nessa reta final de 2022 depende do desempenho da economia. Como há uma expectativa de desaceleração econômica, o mercado de trabalho tende a seguir a mesma trajetória”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
O IAEmp sugere expectativa de geração de vagas adiante, quanto maior o nível, mais satisfatório o resultado. O indicador é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela
FGV. O objetivo é antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em agosto, quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram positivamente para o resultado. Os destaques foram os itens que medem a Tendência dos Negócios da Indústria, com contribuição de 0,9 ponto; a Situação Atual dos Negócios da Indústria, com 0,3 ponto; e o Emprego Previsto nos Serviços, com 0,3 ponto. Do lado negativo, o Emprego Previsto da Indústria impactou negativamente em -0,3 ponto.