Cerca de 1 milhão e 32 mil declarações do Imposto de Renda 2022 caíram na malha fina, de acordo com estatísticas divulgadas na quinta-feira (22) pela Receita Federal. O órgão também afirmou que os principais motivos foram omissão de rendimentos, dedução de despesas médicas e divergências entre valores informados na Dirf (declaração feita por uma fonte pagadora) e o declarado pela pessoa física. Segundo o Fisco, 2,7% dos cerca de 38 milhões de declarações ficaram retidas para análise.
Leia também
De acordo com José Carlos da Fonseca, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, os critérios para que as declarações fiquem retidas em malha fina variam com o tempo. “Uma declaração que em um ano passaria pela malha, em outro exercício pode ficar retida”, explica em nota. Para saber se sua declaração caiu na malha fina, basta acessar a página ou o aplicativo da Receita Federal ou o extrato do imposto de renda no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
A Receita liberou hoje a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda, que deve devolver por volta de 1,9 bilhão aos contribuintes. Para saber se você terá direito à restituição, clique aqui.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos