As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta quarta-feira, interrompendo uma sequência de três pregões de ganhos, após dados de atividade econômica sugerirem que a zona do euro provavelmente não conseguirá evitar uma recessão.
Leia também
Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice acionário pan-europeu Stoxx 600 tinha queda de 0,73%, a 400,10 pontos.
Pesquisa final da S&P Global mostrou que o PMI de serviços da zona do euro caiu para 48,8 em setembro, atingindo o menor nível em 19 meses e ficando um pouco abaixo da leitura inicial. O PMI composto do bloco – que também abrange indústria – recuou a 48,1 em setembro, seu menor patamar em 20 meses, reforçando expectativas de recessão mais adiante.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Alemanha, que sofre com maior intensidade os efeitos da crise energética deflagrada pela guerra da Rússia na Ucrânia, o PMI de serviços diminuiu a 45 no mês passado, nível mais baixo desde maio de 2020. No Reino Unido, o mesmo indicador caiu a 50 em setembro, sinalizando estagnação e no menor patamar desde fevereiro de 2021.
A rodada de PMIs desanimadores veio também após as bolsas europeias acumularem ganhos por três pregões seguidos, reagindo em boa parte a um rali em Wall Street.
Nas próximas horas, investidores na Europa vão acompanhar dados econômicos dos EUA, incluindo PMIs e números sobre criação de empregos pelo setor privado.
Às 6h50 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 1,38%, a de Frankfurt recuava 0,94% e a de Paris cedia 0,99%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 1,89%, 1,70% e 1,87%, respectivamente.
Publicidade