Nesse contexto, mais cedo foi conhecido a inflação ao produtor (PPI) de setembro na Alemanha. O indicador da principal economia da zona do euro subiu 45,8% ante setembro de 2021, o maior nível desde 1949. Naturalmente, a leitura é de que parte dessa inflação seja repassada ao consumidor ao longo do tempo e contribua para a dinâmica de pressão inflacionária da região.
Nos Estados Unidos, após os Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) atingirem máximas de uma década na véspera, hoje novamente os juros avançam à espera de novos discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
Na contramão das políticas monetárias adotadas por grande parte das economias, a China anunciou na madrugada a manutenção de suas taxas de referências para empréstimos de 1 e 5 anos. Ainda na região, as autoridades discutem a redução do período de quarentena para ingressos ao país em um sinal inicial de maior flexibilização na política de Covid Zero.
No Brasil, a segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de outubro recuou 0,83%, seguindo a tendência de desaceleração. Com o mercado internacional incerto, o Ibovespa pode seguir o viés externo, embora a alta do petróleo possa ajudar as ações da Petrobras e do setor, como aconteceu na sessão anterior.
Por fim, o cenário político deve seguir no radar, enquanto a safra de balanços no exterior continua e por aqui tem início.
Agenda econômica
Brasil: Mais cedo foi divulgado a 2ª prévia do IGP-M. Teremos leilão de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Notas do Tesouro Nacional – Série F (NTN-F), ambos às 11hrs. O Conselho Monetário Nacional (CMN) realiza reunião durante à tarde (15hrs).
A diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Fernanda Guardado, e o secretário do Tesouro, Paulo Valle, falam em eventos. Por fim, o Assaí abre a safra de balanços do terceiro trimestre de 2022.
EUA: A agenda norte-americana traz declarações do presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker e outros três dirigentes, Michelle Bowman, Philip Jefferson e Lisa Cook. Por lá é aguardado os balanços da American Airlines, AT&T e Whirlpool.