Já em NY, os índices futuros se recuperam de uma queda apresentada mais cedo e retomam a trajetória positiva iniciada na última semana, após dirigentes do Fed apresentarem um tom mais contido em seus pronunciamentos, que levaram aos mercados um entendimento de que o banco central norte-americano poderá reduzir o ritmo de sua política monetária em breve. Para esta semana a agenda econômica é relevante com a divulgação do PCE, índice de gastos com consumo, nos EUA, definições de política monetária no Brasil, Europa e Japão, além de PIB dos EUA e a safra de balanços aqui e lá fora. No Brasil, os mercados de juros podem acompanhar o desempenho dos Treasuries, que recuam, mantendo a tendência vista na última sexta-feira.
Entretanto, para o Ibovespa, com um apetite limitado no exterior e queda na cotação do barril de petróleo, além da leve alta da cotação do minério de ferro mais cedo em Dalian, na China, os investidores podem aproveitar para realizar lucros, após a bolsa brasileira ter tocado novamente os 120 mil pontos durante a última sessão.
Vale destacar, que está é a semana que antecede o segundo turno das eleições presidenciais, e assim, os desdobramentos políticos podem gerar volatilidade e permanecer no radar dos investidores.
Agenda econômica 24/10
Brasil: A semana começa com as notas do setor externo de agosto e setembro hoje pela manhã (9h30). Durante à noite, após o fechamento dos mercados, a Petrobras irá divulgar seu relatório de produção do 3T22.
Na terça-feira é aguardado a publicação do IPCA-15 de outubro, além do início da reunião do COPOM, no qual a decisão de política monetária será conhecida na quarta-feira. Na quinta-feira é a vez dos dados de setembro do Caged, Governo Central e Pnad Contínua Mensal. Por fim, na sexta-feira, o IGP-M de outubro será divulgado. Além disso, ao longo da semana a safra de balanços do 3T22 ganha força.
EUA: Hoje a prévia de outubro do PMI será conhecida às 10h45. Na quinta-feira será a vez da primeira leitura do PIB do 3T22, enquanto o PCE, dado de inflação, do mês de setembro é aguardado para a sexta-feira. A safra de balanços por lá, continua, com destaques para Alphabet, Microsoft, Santander, Meta, Boeing, Amazon, Intel, Apple e Chevron divulgando os números nesta semana.
Europa: Na Europa, destaque para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) que está previsto para a quinta-feira.
China: Durante a madrugada uma série de indicadores chineses foram divulgados, após o fim do congresso do Partido Comunista. A produção industrial acelerou 6,3% em setembro ante igual período de 2021, acima das projeções. As exportações desaceleraram, mas superaram as expectativas ao subirem 5,7% em setembro, na comparação anual.
Já a importação veio bem abaixo das expectativas, avançando apenas 0,3% quando comparado a setembro de 2021. Por fim, o PIB do 3T22, cresceu 3,9%, superando as projeções que apontavam para 3,5%.