Bolsa Família e auxílio emergencial são programas criados pelo Governo para ajudar famílias de baixa renda. Foto: Ministério da Cidadania/Reprodução
A Caixa Econômica Federal pagou no último sábado (22) a terceira parcela com o valor mínimo de R$ 600 de outubro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 9 que vigorará até dezembro conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional. O total de pessoas atendidas pelo programa chega a 20,65 milhões.
O beneficiário terá livre acesso para consultar as informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos disponíveis nas plataformas IOS e Android: o “Auxílio Brasil”, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo “Caixa Tem”, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
De maneira oficial, o calendário do Auxílio Brasil sempre prevê a disponibilização do valor aos beneficiários do NIS 9 nesta segunda-feira (24). Porém, desde setembro, os beneficiários que recebem o Auxílio Brasil todas às segundas-feiras poderão movimentar o dinheiro a partir do sábado anterior.
Vale ressaltar que a partir de janeiro de 2023 o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a ser de R$ 400, a menos que uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) seja aprovada.
Tradicionalmente, o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil segue o modelo do Bolsa Família, que liberava o benefício nos dez últimos dias úteis do mês. Porém, uma portaria editada no início de outubro antecipou a parcela deste mês para o período entre os dias 11 e 25.