O ex-presidente do Banco Central Persio Arida, membro da equipe de transição de governo, disse nesta quarta-feira (09) considerar difícil que um aumento da taxa dos Fed Funds ao nível de 5,0% seja suficiente para debelar a inflação nos Estados Unidos.
Leia também
“Se eu tiver razão e imaginar que os Fed Funds têm de ir para ordem de 6,0% para combater a inflação, é ruim para o Brasil”, comentou Arida, em webinar da Câmara de Comércio França Brasil. “Estamos longe de chegar ao ponto que chegaremos se o Fed de fato tiver disposição de combater a inflação.”
Para o economista, um aumento da taxa dos Fed Funds até este nível teria o potencial de derrubar preços de commodities e reduzir o fluxo de capitais para países emergentes, com impacto negativo para a economia brasileira.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ele acrescentou que a dinâmica da política monetária nos Estados Unidos vai depender das eleições de meio de mandato. Caso o Partido Republicano consiga maioria no Congresso do país, pode adotar uma política fiscal mais contracionista e tirar pressão da política monetária, afirmou