Ousei dizer naquele momento que se estávamos fazendo a reunião em uma sala cedida pelo Mackenzie, futuramente a universidade seria nossa parceira institucional – e esse foi apenas um dos sonhos realizados nesses últimos anos.
A Multiplicando Sonhos surgiu como uma ideia. Era um propósito resumido em um emaranhado de anotações em um caderno e eu não tinha a menor ideia do que se tornaria em 2022. Mas lá em 2017 eu já queria que o projeto se tornasse grandioso, atendendo a um número tão grande de jovens como ao que atendemos hoje e tendo os parceiros de peso atuais.
Mas apesar de sempre querermos que nosso sonho se torne realidade, quando isso de fato acontece ficamos assustados e felizes ao mesmo tempo. Ver um sonho se tornando realidade é uma sensação indescritível. Só quem já viveu sabe como é.
Sonho planejado
Assim como eu ensino aos meus alunos em sala de aula sobre planejamento, a realização do Multiplicando Sonhos se ocorreu em etapas. Foram cinco anos de um processo de amadurecimento pessoal, profissional e institucional.
Cada ano da instituição representou uma fase diferente. A primeira se ocupou de entender o mercado e estruturar o projeto. Já a segunda foi de testes – vimos na prática o que dava certo e o que dava errado.
A terceira e a quarta fases foram de provações. Tivemos que demonstrar a nossa capacidade de manter o compromisso firmado e continuar entregando educação financeira mesmo em um cenário adverso, de pandemia.
Foi o momento da adaptação para o meio online – que trouxe como fruto a parceria com a Brasil Cursinhos, que ajudou a expandir nosso projeto para todo o País – e da reformulação do conteúdo, que colocou o projeto em um patamar superior.
Este ano aconteceu a quinta fase, a qual eu gosto de chamar de “Fênix”. Renascemos no modo presencial e entramos em cinco escolas depois de dois anos afastados das salas de aula. Claro, sem deixar o online de lado.
Foi nesse ano também que realizei alguns dos meus maiores sonhos em efeito cascada – sim, parece que quanto mais sonhos realizamos, mais capazes nos tornamos de realizar. Firmamos a tão sonhada parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e participamos de um dos principais eventos da universidade, o Mackenzie Day, expondo a Multiplicando Sonhos para milhares de pessoas.
Conseguimos parceiros importantes, crescemos em números de patrocínio e de colaboradores. No dia 1 de setembro de 2022 nos tornamos signatários da Rede de Impacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) – sim, chiquérrimo, eu sei.
Sonho que se sonha junto vira realidade
Meus pais sempre diziam: “Nunca se esqueça das pessoas que acreditaram nos seus rascunhos”. Hoje, ao olhar para aqueles que estão comigo desde o primeiro dia na sala 604, eu entendo perfeitamente o que eles queriam dizer.
Mas além delas, a quem sou extremamente grato, muitas outras pessoas foram se juntando ao longo do caminho. Grandes profissionais do mercado financeiro, empresários e executivos com os quais eu sempre sonhei em trabalhar junto.
Essa semana, me peguei pensando no significado do CNPJ da Multiplicando Sonhos. Ele não é somente um número, mas a junção de várias pessoas que trabalham em prol de um mesmo objetivo: impactar e transformar jovens de escola pública por meio da educação financeira.
Por isso, receber mensagens dos alunos dizendo que estão conquistando aquilo que planejaram ao longo do nosso programa é muito gratificante. Foram anos de muito trabalho, resiliência e persistência que valeram a pena. Agora, que venham os próximos anos, fases e conquistas, afinal, assim como nossos alunos não hesitamos mais em sonhar e conquistar.
Tem uma frase que representa muito esse trabalho da Multiplicando Sonhos: o futuro começa com um sonho. Por aqui o futuro começou lá em 2017. E você, já colocou os seus sonhos no papel?
Agora é se planejar financeiramente para conquistá-los. Bora?
Colaboração: Giovanna Castro